M. COM L. REGIONAL NO TRATAMENTO DAS SÍNDROMES P. DE C. COM N. MAMÁRIOS
Resumo
Os neoplasmas mamários estão cada vez mais frequentes na rotina veterinária e paralelamente a eles encontram-se as síndromes paraneoplásicas (SP), alterações decorrentes de substâncias produzidas pelo neoplasma. Há consenso entre diversos autores de que o tratamento para estes neoplasmas seja a exérese, da mesma forma que este é o tratamento para as síndromes, juntamente ao tratamento de suporte. Neste contexto o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da mastectomia radical unilateral e linfadenectomia regional sobre as cadelas acometidas por neoplasmas mamários. Selecionou-se 13 cadelas com neoplasmas mamários, que apresentaram SP detectadas através de exame clínico, exame de hemograma e bioquímica sérica (uréia, albumina, alaminotranferase, fosfatase alcalina, glicose, crestinina e cálcio). As paciêntes foram submetidas ao tratamento cirúrgico de Mastectomia com linfadenectomia regional, e foram reavaliadas clinica e hematológicamente após 45 e 90 dias do procedimento cirúrgico. Através deste estudo observou-se que o tratamento cirúrgico de exérese dos neoplasmas associado a linfadenectomia regional é eficaz para a regressão das SP.
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).