USO DAS REDES SOCIAIS EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: BLOGANDOCIÊNCIAS

  • Rafaela Spohr Haas Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Kelli Renata Corrêa de Mattos
  • Roque Ismael da Costa Güllich

Abstract

1 Introdução/Justificativa

Atualmente, a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) se amplia cada vez mais, ao decorrer da divulgação e de novas metodologias para a sua utilização dentro e/ou fora da sala de aula. A web 2.0 tem grande importância nessa ampliação, pois a disponibilidade de ferramentas para edições e pesquisas, além do compartilhamento nas redes sociais, alcançando desta forma a sociedade em geral, a Educação e a Ciência de modo amplo. Nesta perspectiva, Sanchez, Granado e Antunes (2014, p.8) nos afirmam que: “no campo da comunicação da ciência, estas redes são importantíssimas na difusão da informação proveniente de investigadores e de instituições facilitando a sua disseminação a um público muito vasto”.

Para isto, segundo Imbernón (2011, p.64): “os futuros profissionais devem ser capazes de formular adequações e de atuar de acordo com ás necessidades dos alunos e alunas em cada época e contexto”, onde a formação do professor, seja ela inicial ou continuada, necessita visar o seu conhecimento sobre as TIC, mas principalmente sobre metodologias que possibilitam a utilização das redes sociais como ferramenta de ensino desde a Educação Básica até o Ensino Superior: processos de formação de novos professores. Os avanços do Blog durante a sua evolução até a presente plataforma foram muitos, mas o mais importante foi a alteração de uma edição html, para uma edição simplificada, em que com apenas um computador/notebook com acesso à internet, você já sai editando e publicando em seu blog pessoal (OLIVEIRA, 2005).

De mesmo modo, podemos destacar a importância dos Blogs, Facebook, Whatsapp como redes sociais para o ensino e processos de formação de professores de Ciências. A plataforma Facebook, para Fumian e Rodrigues (2013, p. 174), é: “oferece uma plataforma de interação gratuita com seus recursos extremamente funcionais que constituem peças relevantes para o uso deste meio como ferramenta de ensino, permitindo a troca de informações experiências em tempo real”.

O presente trabalho busca apresentar um panorama dos resultados de realização de pesquisas desenvolvidas nos últimos anos abordando as redes sociais como ferramenta para o processo de ensino e formação de novos professores de Ciências, bem como demonstrar a criação e utilização de Blog para e Fanpage como produtos tecnológicos que ampliam a produção e disseminação do conhecimento da área.

2 Objetivos

            - Analisar o potencial das redes sociais como ferramenta para a formação de professores e o ensino de Ciências; e - Desenvolver um blog de divulgação de pesquisas acerca da formação de professores e o ensino de Ciências.

3 Material e Métodos/Metodologia

            Assim sendo, a presente pesquisa, segundo Lüdke e André (2001), é de caráter qualitativo e constituiu-se de um estudo de revisão da literatura acerca da temática: redes sociais na formação de professores e ensino de Ciências, no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), tendo como expressões, as palavras-chave: redes sociais, Ensino de Ciências, blog, Facebook. O processo de definição de categorias de/para composição do estado da arte, análise, aprofundamento teórico e comparação se deu pelo estabelecimento de categorização temática de conteúdo descrita por Lüdke; André (2001) desenvolvido em três etapas, sendo elas: pré-análise, exploração do material e o tratamento dos resultados e interpretação.  As categorias definidas pela análise foram: níveis de ensino, temáticas, tipo de trabalho, áreas do conhecimento, estratégia utilizada e instituição. Em paralelo, foi desenvolvido um Blog, nomeado “Aprendendo e Ensinando Ciências desde a UFFS”, para divulgação dos materiais desenvolvidos na área de Ensino de Ciências, especialmente dos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, sendo estes Ciências Biológicas, Química e Física.

4 Resultados e Discussão

            A presente pesquisa foi realizada com o intuito de investigar a produção de trabalhos que objetivassem a utilização das diversas plataformas das redes sociais como ferramenta no Ensino de Biologia (8:16), Ciências (4:16), Química (2:16) e Física (2:16), que foram publicadas no repositório digital do IBICIT. Desta mesma forma, que observa-se uma prevalência de publicações abordado o Ensino de Biologia, a uma prevalência no nível de ensino das teses (2:16) e dissertações (14:16) analisadas, sendo o ensino médio (13:16) mais observado. Ao analisarmos estes dados, pode-se justificar esta prevalência, pois o conteúdo de Biologia é abordado mais especificamente neste nível de ensino, além dos conteúdos de Física e Química. Ao observar a instituição filiada, percebemos uma predominância de instituições de duas regiões, sendo a região Sul do país (5:16), abrangendo o Paraná (3:16), Rio Grande do Sul (2:16) e Santa Catarina (1:16), e a região Centro-oeste (5:16), sendo o estado de Goiás com a maior predominância de publicações (4:16). Das redes sociais mais utilizadas nos processos de ensino e formação investigados nas dissertações e teses analisadas, foi o uso do Facebook representando 9:16 das publicações analisadas que esteve em predominância, seguido por Blogs (3:16), YouTube (1:16), WhatsApp (1:16), Slideshare (1:16) e Orkut (1:16). Desta forma, este estudo entra em consonância com a criação do Blog “Ensinando e Aprendendo Ciências desde a UFFS” (Figura 1) e da Fanpage na plataforma Facebook (Figura 2), com o intuito de divulgar as pesquisas científicas realizadas na Universidade, pelos cursos de licenciatura.

5 Conclusão

            Por meio da análise das dissertações e teses foi possível identificar a importância das redes sociais no Ensino de Ciências, Biologia, Química e Física, em que essas plataformas passam a ser visualizadas como ferramentas no ensino e formação de novos professores de Ciências. A utilização dos Blogs e Fanpage no Facebook como redes sociais, os quais são objetos de criação desta pesquisa para a divulgação dos trabalhos realizadas pelos cursos de Ciências Biológicas, Química e Física da Universidade, favorecem a participação ativa dos alunos pela busca do conhecimento nas Ciências.

            De mesma forma, essas redes possibilitam uma melhor divulgação de pesquisas, atividades de ensino, canais, materiais didáticos e outros instrumentos, facilitando o acesso de alunos, professores e pesquisadores do mundo todo na busca/pesquisa sobre os processos de ensino e de formação de professores aliados as redes sociais, ampliando-se assim a produção e disseminação do conhecimento.

Published
02-09-2019