CANTO CORAL COMO CENÁRIO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE DE HOMENS E MULHERES NA COMUNIDADE
Resumo
Este trabalho tem como objetivo compreender as percepções de mulheres e homens adultos, participantes do canto coral, sobre a utilização da música como instrumento de promoção da saúde. O projeto refere-se a um estudo do tipo exploratório, descritivo com abordagem qualitativa, sendo realizada com integrantes de dois corais do município de Chapecó-SC. Contou com a participação de 13 mulheres e 10 homens. A coleta de dados ocorreu no segundo semestre de 2018, no próprio local de ensaio dos corais, com data pré-agendada com o regente e integrantes do canto coral. A coleta se deu por meio do grupo focal, com apoio de um roteiro com questões norteadoras abertas. A análise ocorreu através da análise de conteúdo. Os participantes trouxeram o conceito ampliado de saúde, afirmando que a saúde espiritual possui grande influência, pois possibilita contribuir no modo como os indivíduos vão enfrentar as situações e desafios da vida, além de proporcionar autoconfiança, aceitação e adaptação. Nesta perspectiva, compreende-se também que a música pode ser um meio de promover lazer e saúde por meio de seus inúmeros benefícios.
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).