OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE QUERATINASES VISANDO POSTERIOR APLICAÇÃO NA DEGRADAÇÃO DE PELOS DE SUÍNOS
Resumo
As queratinases são enzimas proteolíticas que possuem alta especificidade pela queratina. Devido às suas características, possuem grande vantagem em diversos processos biotecnológicos. Apesar disso, a maior restrição da aplicação das queratinases tem sido o baixo nível de produção e alto custo. No entanto, esta adversidade pode ser minimizada pela utilização de resíduos queratinosos como substrato para produção das enzimas por microrganismos queratinolíticos, tornando-se uma alternativa biotecnológica importante para reciclagem e valoração de subprodutos industriais. Neste sentido, o presente trabalho objetiva produzir as enzimas queratinases utilizando microrganismos queratinolíticos visando a aplicação na degradação de pelos de suíno. Os fungos utilizados neste estudo foram isolados a partir de resíduos de penas de galinha. Os substratos foram submetidos a diferentes pré-tratamentos com o objetivo de facilitar o acesso do fungo à enzima. Após determinação do potencial de produção enzimática, os fungos foram submetidos a processos fermentativos em meio submerso. O extrato enzimático foi armazenado e avaliado quanto à estabilidade. Um dos fungos em estudo apresentou melhor atividade enzimática no sexto dia de fermentação (293,5 U/mL) e degradação do substrato de 41,87%, sendo que esta atividade manteve-se estável até 30 dias após o armazenamento do extrato sob refrigeração.
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).