O ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS DIDÁTICOS DE BAIXO CUSTO

  • Claudio Clauderson Xavier Universidade Federal da Fronteira Sul campus laranjeiras do sul
  • Daniele Guerra da Silva
  • Ronei Rudke
  • Vivian Machado de Menezes

Resumen

A visualização e percepção dos fenômenos da Física na natureza são de relevante importância no ensino realizado pelos professores e na aprendizagem de alunos. Entretanto, algumas escolas e colégios não contam com laboratórios didáticos, pois, além de um elevado custo de implantação, ainda se tem um alto custo de manutenção, como custo com ferramentas e equipamentos eletrônicos, técnicos profissionais, e gastos energéticos, etc.

Tentando diminuir o impacto desses problemas mencionados, propomos a confecção e legitimação de experimentos se utilizando de materiais com baixo custo (reutilizados/reciclados e baratos), que possam ser utilizados no ensino-aprendizagem de Física em salas de aula, seminários, oficinas e em variadas atividades. São confeccionados e disponibilizados roteiros didáticos para dar suporte técnico e viabilizar a reprodução e o estudo de experimentos e fenômenos físicos pelos professores, aumentando as chances de êxito na montagem e da satisfação no funcionamento dos experimentos.

Publicado
23-09-2019