O ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS DIDÁTICOS DE BAIXO CUSTO
Resumo
A visualização e percepção dos fenômenos da Física na natureza são de relevante importância no ensino realizado pelos professores e na aprendizagem de alunos. Entretanto, algumas escolas e colégios não contam com laboratórios didáticos, pois, além de um elevado custo de implantação, ainda se tem um alto custo de manutenção, como custo com ferramentas e equipamentos eletrônicos, técnicos profissionais, e gastos energéticos, etc.
Tentando diminuir o impacto desses problemas mencionados, propomos a confecção e legitimação de experimentos se utilizando de materiais com baixo custo (reutilizados/reciclados e baratos), que possam ser utilizados no ensino-aprendizagem de Física em salas de aula, seminários, oficinas e em variadas atividades. São confeccionados e disponibilizados roteiros didáticos para dar suporte técnico e viabilizar a reprodução e o estudo de experimentos e fenômenos físicos pelos professores, aumentando as chances de êxito na montagem e da satisfação no funcionamento dos experimentos.
Copyright (c) 2019 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).