Sobre a Revista

Criado em 2024, Fronteira Sul: Resenhas para sua História é um projeto de extensão voltado à promoção da interação entre universidade e comunidade por meio da divulgação de saberes relacionados às necessidades sociais do presente e ao compartilhamento de conhecimentos produzidos na pesquisa e no ensino.  A principal ação do projeto é a publicação da revista Fronteira Sul em Resenha, iniciativa que pretende se constituir como canal de divulgação de conhecimentos históricos e culturais produzidos sobre a região hoje denominada Fronteira Sul, compreendidas aí as relações entre as regiões de fronteiras políticas nacionais e internacionais a oeste do Brasil Meridional. O projeto nasceu em meio às atividades de ensino desenvolvidas no Componente Curricular (CCR) História da Fronteira Sul, uma disciplina que figura em praticamente todos os currículos dos cursos de graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), funcionando como uma daquelas matérias fundamentais do percurso formativo do estudante no ensino superior. Entre as atividades de estudo, pesquisa e avaliação realizadas pelo professor e pelos estudantes na disciplina, está a elaboração de textos, especialmente resenhas, sobre qualquer produção que tenha alguma pretensão epistemológica da história da região. O estudo da história da Fronteira Sul exige, portanto, a leitura e a pesquisa de um pouco de tudo que é produzido sobre a cultura e o passado desta região e, para a elaboração de sínteses de tal produção, considera-se a resenha como o principal instrumento de concretização desse desiderato. Entretanto, diferentemente da publicação periódica de revistas acadêmicas, que em suas seções de divulgação científica aceitam apenas resenhas sobre publicações recentes, especialmente livros e produções monográficas, a a revista Froneteira Sul em Resenha admite apresentações resumidas de produções de diferentes épocas, formatos e gêneros textuais que tratem dos mais diversos objetos relacionados à produção do conhecimento histórico regional. Assim, podem ser resenhados documentos históricos, artigos acadêmicos e jornalísticos, capítulos de livro, coletâneas, produções audiovisuais, acervos ou conjuntos documentais públicos e privados, poesia, música, literatura, teatro, livros, obras artísticas e práticas pedagógicas, desde que tais produções tenham relação com a região da Fronteira Sul e apresentem reflexões sobre sua história e sua cultura. Essa escolha tem a ver com a natureza do principal gênero textual orientador da produção de textos  para esta revista - a resenha. Atualmente estão sendo selecionados textos entre aqueles originalmente produzidos pelos estudantes que cursam a disciplina História da Fronteira Sul. Sendo parte das atividades de ensino-aprendizado previstas na jornada de formação do estudante de graduação mediadas pelo professor e balizado pelos conhecimentos que constam da ementa e do programa da disciplina, como tal, o itinerário do CCR não se restringe à apresentações e análises de livros recentes, mas considera tudo aquilo que diz respeito à história e a cultura regional, quer sejam referências antigas, recentes ou atuais, sem distinção de origem autoral, podendo ser acadêmica, institucional ou não especializada. Mesmo que a principal fonte dos textos aqui publicados provenha da produção dos estudantes de História da Fronteira Sul, a revista está aberta a receber submissões de autores externos à universidade, isto é, de toda a comunidade. A revista Fronteira Sul em Resenha tenciona construir um canal de divulgação de conhecimento histórico direcionado à formação de uma base de dados, um catálogo ou repositório de resenhas dedicadas a apresentar de forma crítica o que historicamente se tem produzido e atualmente se produz sobre as práticas culturais, históricas, artísticas e científicas na Fronteira Sul. Num primeiro momento, o projeto e a revista viabilizarão a publicação de resenhas provenientes de um acervo já acumulado nas atividades da disciplina, porém, sem excluir novas submissões internas ou externas, provenientes de estudantes de graduação ou pós-graduação e da comunidade em geral. Estes textos irão compor os primeiros números para o ano de 2025 e, obtendo sucesso, o projeto e a revista promoverão nos próximos anos a produção de planos de aula, propostas didáticas ou sugestões de dinâmicas inovadoras para fomentar o debate dos conhecimentos apresentados, atendendo assim um dos principais objetivos do projeto: contribuir com o diálogo entre a universidade, a escola e a sociedade.