Redução da incidência de Botrytis cinerea em uvas ‘Chardonnay’ pela aplicação de ácido giberélico

  • Carlos Augusto Frata Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Bento Gonçalves
  • Carlos Miguel Gabrielli Bavaresco Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves.
  • Anderson José Bortolini Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves.
  • Taís Rui Dal Magro Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Bento Gonçalves
  • Alberto Ramos Luz Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Bento Gonçalves

Resumo

O estado do Rio Grande do Sul concentra mais da metade da produção nacional de uvas, onde em 2015, foram colhidas 876 mil toneladas. A região da Serra Gaúcha destaca-se pela produção de 85 % das uvas processadas no Brasil. Contudo, é uma região de elevada umidade que favorece o desenvolvimento de fungos que causam redução na produção e qualidade, principalmente em uvas finas como é o caso da cultivar Chardonnay, que possui os cachos com elevada taxa de compactação dificultando a ação dos tratamentos fitossanitários. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da aplicação pré-floração de ácido giberélico (GA3) na compactação, incidência e severidade de Botrytis cinerea em cachos da videira ‘Chardonnay’. O experimento foi conduzido em um parreiral da cultivar ‘Chardonnay’ enxertada sobre portaenxerto ‘SO4’, com 7 anos de idade, localizado no interior de Veranópolis, RS. Aplicou-se quatro doses de GA3 (0; 7; 14 e 21 mg L-1) no estádio fenológico BBCH 57 ou 11 dias antes da plena floração. A aplicação foi realizada diretamente no cacho, até o ponto de gotejamento, com um borrifador manual com capacidade para dois litros de água. Utilizou-se delineamento em blocos casualizados, com quatro blocos e quatro plantas por parcela, sendo as duas laterais utilizadas como bordaduras. Os dados foram submetidos a análise de variância e quando significativos à análise de regressão e ao teste Tukey à 5 % de probabilidade de erro.  A aplicação de GA3 não interferiu no número e peso de bagas por cacho, na concentração de sólidos solúveis e acidez. Por outro lado, a aplicação de GA3 aumentou o comprimento de cachos em um cm, descompactando levemente os cachos, independente da dose aplicada. Em consequência disto, a severidade de Botrytis cinerea reduziu de 30 % (testemunha) para 15 % na dose de 14 e 21 mg L-1 e 17% na dose de 7 mg L-1, sem diferir na severidade, que variou de 1 a 4 %.

Biografia do Autor

Carlos Augusto Frata, Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Bento Gonçalves
Fruticultor e aluno do Curso Superior de Tecnologia em Horticultura do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves.
Carlos Miguel Gabrielli Bavaresco, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves.
Fruticultor e aluno do Curso Superior de Tecnologia em Horticultura do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves.
Anderson José Bortolini, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves.
Fruticultor e aluno de Pós-Graduação Lato Sensu do curso de Especialização em Viticultura do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves.
Taís Rui Dal Magro, Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Bento Gonçalves
Aluna do Curso Superior de Tecnologia em Horticultura do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves.
Alberto Ramos Luz, Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Bento Gonçalves

Tencólogo em fruticultura pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2010), Mestre e Doutor em Produção Vegetal pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2012 e 2016), atualmente é professor substituto de Fruticultura no IFRS campus Bento Gonçalves.
Publicado
13-06-2017