Aumento de frutificação de laranjeiras de umbigo ‘Monte Parnaso’ com a aplicação de giberelinas, citocininas e anelamento

  • Carlos Miguel Gabrielli Bavaresco Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Bento Gonçalves
  • Carlos Augusto Frata Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves.
  • Alberto Ramos Luz Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves.

Resumo

A laranjeira de umbigo ‘Monte Parnaso’ normalmente apresenta baixa produtividade devido a intensa abscisão de flores e frutos em desenvolvimento. Para reduzir esta abscisão, é possível utilizar algumas técnicas químicas e físicas para modficar o balanço hormonal nas laranjeiras, como a aplicação de fitorreguladores e/ou anelamento de tronco ou ramos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a frutificação da laranjeira de umbigo ‘Monte Parnaso’ (Citrus sinensis Osbeck) submetida ao anelamento de tronco e aplicação de ácido giberélico (GA3) e thidiazuron (TDZ). O experimento foi realizado no município de Veranópolis, Estado do Rio Grande do Sul, durante a safra 2016/17. As plantas estavam com 15 anos de idade, enxertadas sobre Poncirus trifoliata [L.]. O delineamento experimental adotado foi em blocos casualizados, com quatro blocos e uma planta por parcela, onde se aplicou os seguintes tratamentos em plena floração: (T1) Testemunha; (T2) Anelamento de tronco; (T3) 20 mg L-1 de GA3; (T4) 20 mg L-1 de TDZ; (T5) Anelamento + 20 mg L-1 de GA3; (T6) Anelamento + 20 mg L-1 de TDZ; (T7) Anelamento + 20 mg L-1 de GA3 + 20 mg L-1 de TDZ. Avaliou-se a frutificação efetiva e o número de frutos por planta. Verificou-se aumento de frutificação efetiva e do número de frutos por planta nas plantas tratadas com 20 mg L-1 de TDZ e nas plantas submetidas ao anelamento + 20 mg L-1 de GA3, os quais aumentaram o número de frutos em 44 e 51 % quando comparados com as plantas testemunhas que produziram apenas 150 frutos por planta.

Biografia do Autor

Carlos Miguel Gabrielli Bavaresco, Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Bento Gonçalves
Fruticultor e Aluno do Curso Superior de Tecnologia em Horticultura do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves.
Carlos Augusto Frata, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves.
Fruticultor e Aluno do Curso Superior de Tecnologia em Horticultura do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves.
Alberto Ramos Luz, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves.

Tencólogo em fruticultura pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2010), Mestre e Doutor em Produção Vegetal pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2012 e 2016), atualmente é professor substituto de Fruticultura no IFRS campus Bento Gonçalves.
Publicado
12-06-2017