Pesquisa de mercado: uma abordagem visando o desenvolvimento de licores de frutas

  • Mayara Kuasnei Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul
  • Eduardo Leonarski1
  • Vania Zanella Pinto
  • Marjory Xavier Rodrigues

Resumo

O Brasil é um grande produtor de bebidas alcoólicas, e dentro deste setor o licor vem ganhando destaque nos últimos anos. Dados recentes apontam o crescimento no consumo de licores alavancando oportunidades de mercado. No Brasil, licores de frutas podem ser mais explorados, pois o país é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, com uma vasta diversidade de frutos ainda a serem inseridos em produtos para o mercado consumidor. Assim, o presente trabalho teve como objetivo identificar a oportunidade de desenvolvimento de novos licores de frutas, especificamente licores de frutas regionais. O levantamento de dados sobre hábitos dos consumidores alvo foi realizado utilizando um questionário semi-estruturado desenvolvido no Google Docs e disponibilizado online. Uma análise descritiva foi realizada com dados coletados de 133 indivíduos maiores de 18 anos e consumidores de bebidas alcoólicas. Verificou-se que a maioria dos participantes consume bebidas alcoólicas uma vez a cada 15 dias (25,2%), uma vez por semana (24,4%) e uma vez por mês (20,6%), sendo que a faixa etária da maioria destes se encontrara entre 18 a 24 anos (55,6%), seguida pela faixa etária de 25 a 35 anos (36,1%). Apesar de ser grande o consumo de bebidas alcoólicas, apenas 12% dos participantes afirmaram consumir licores todo mês. Quando questionados sobre os fatores que os levam a experimentar novas bebidas, 72,2% responderam curiosidade, 24,1% indicação e 3,8% preço do produto. Em relação aos novos sabores de licores, as frutas regionais amora, pitanga e jabuticaba foram sugeridas, e 40,4% responderam que possuem interesse em licor de amora, 36% interesse em licor das três frutas e 15,7% e 7,9% indicaram interesse somente em pitanga e jabuticaba, respectivamente. A pesquisa mercadológica realizada indica um potencial nicho de mercado para licores de frutas regionais, uma vez que os consumidores de bebidas demonstram interesse pelos licores sugeridos.

O Brasil é um grande produtor de bebidas alcoólicas, e dentro deste setor o licor vem ganhando destaque nos últimos anos. Dados recentes apontam o crescimento no consumo de licores alavancando oportunidades de mercado. No Brasil, licores de frutas podem ser mais explorados, pois o país é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, com uma vasta diversidade de frutos ainda a serem inseridos em produtos para o mercado consumidor. Assim, o presente trabalho teve como objetivo identificar a oportunidade de desenvolvimento de novos licores de frutas, especificamente licores de frutas regionais. O levantamento de dados sobre hábitos dos consumidores alvo foi realizado utilizando um questionário semi-estruturado desenvolvido no Google Docs e disponibilizado online. Uma análise descritiva foi realizada com dados coletados de 133 indivíduos maiores de 18 anos e consumidores de bebidas alcoólicas. Verificou-se que a maioria dos participantes consume bebidas alcoólicas uma vez a cada 15 dias (25,2%), uma vez por semana (24,4%) e uma vez por mês (20,6%), sendo que a faixa etária da maioria destes se encontrara entre 18 a 24 anos (55,6%), seguida pela faixa etária de 25 a 35 anos (36,1%). Apesar de ser grande o consumo de bebidas alcoólicas, apenas 12% dos participantes afirmaram consumir licores todo mês. Quando questionados sobre os fatores que os levam a experimentar novas bebidas, 72,2% responderam curiosidade, 24,1% indicação e 3,8% preço do produto. Em relação aos novos sabores de licores, as frutas regionais amora, pitanga e jabuticaba foram sugeridas, e 40,4% responderam que possuem interesse em licor de amora, 36% interesse em licor das três frutas e 15,7% e 7,9% indicaram interesse somente em pitanga e jabuticaba, respectivamente. A pesquisa mercadológica realizada indica um potencial nicho de mercado para licores de frutas regionais, uma vez que os consumidores de bebidas demonstram interesse pelos licores sugeridos.O Brasil é um grande produtor de bebidas alcoólicas, e dentro deste setor o licor vem ganhando destaque nos últimos anos. Dados recentes apontam o crescimento no consumo de licores alavancando oportunidades de mercado. No Brasil, licores de frutas podem ser mais explorados, pois o país é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, com uma vasta diversidade de frutos ainda a serem inseridos em produtos para o mercado consumidor. Assim, o presente trabalho teve como objetivo identificar a oportunidade de desenvolvimento de novos licores de frutas, especificamente licores de frutas regionais. O levantamento de dados sobre hábitos dos consumidores alvo foi realizado utilizando um questionário semi-estruturado desenvolvido no Google Docs e disponibilizado online. Uma análise descritiva foi realizada com dados coletados de 133 indivíduos maiores de 18 anos e consumidores de bebidas alcoólicas. Verificou-se que a maioria dos participantes consume bebidas alcoólicas uma vez a cada 15 dias (25,2%), uma vez por semana (24,4%) e uma vez por mês (20,6%), sendo que a faixa etária da maioria destes se encontrara entre 18 a 24 anos (55,6%), seguida pela faixa etária de 25 a 35 anos (36,1%). Apesar de ser grande o consumo de bebidas alcoólicas, apenas 12% dos participantes afirmaram consumir licores todo mês. Quando questionados sobre os fatores que os levam a experimentar novas bebidas, 72,2% responderam curiosidade, 24,1% indicação e 3,8% preço do produto. Em relação aos novos sabores de licores, as frutas regionais amora, pitanga e jabuticaba foram sugeridas, e 40,4% responderam que possuem interesse em licor de amora, 36% interesse em licor das três frutas e 15,7% e 7,9% indicaram interesse somente em pitanga e jabuticaba, respectivamente. A pesquisa mercadológica realizada indica um potencial nicho de mercado para licores de frutas regionais, uma vez que os consumidores de bebidas demonstram interesse pelos licores sugeridos.

Publicado
12-06-2017