PRODUÇÃO DE MUDAS DE Passiflora foetida POR ESTAQUIA

  • Fabio Feltrin Fabro Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Henrique Belmonte Petry Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - EPAGRI
  • Sergio Franscisco Schwarz Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Kelly Milioli
  • Victória de Souza Borges

Resumo

Passiflora foetida é conhecido por possuir resistência sobre os patógenos de solo, principalmente a fusariose. A clonagem de plantas resistentes é uma das estratégias para a propagação de porta-enxertos através da estaquia. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito de diferentes concentrações de ácido indolbutírico (AIB) na propagação de estacas de Passiflora foetida. O estudo foi realizado na Estação Experimental de Urussanga (EEUr), da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina. O material vegetativo utilizado foi extraído de matrizes cultivadas em ambiente protegido, em vasos de 12 litros, preenchidos com turfa negra. As estacas foram cortadas, com tamanho entre 15 a 20 centímetros de comprimento e com dois a três nós. A folha mais apical foi mantida. Foram executados cortes em bisel nas bases das estacas e tratadas, através da imersão da solução nas concentrações (0; 0,5; 0,75 e 1,0 g L-1) de AIB, durante dez segundos. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com 12 repetições e 3 estacas por parcela. Foram avaliados a sobrevivência, brotação e volume de raízes após 120 dias. Os dados foram submetidos à regressão na análise de variância. Os tratamentos testemunho e 1,0 g L-1 apresentaram sobrevivência superior aos tratamentos de 0,75 e 0,5 g L-1 de AIB. A brotação e volume de raízes das estacas sobreviventes não diferiram entre os tratamentos. Conclui-se que a propagação por estaquia Passiflora foetida não responde ao uso de ácido indolbutírico.

  Palavras-chave: Resistência, Propagação, Ácido indolbutírico.

Biografia do Autor

Henrique Belmonte Petry, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - EPAGRI

Pesquisador Dr. da Epagri/Estação Experimental de Urussanga - Rodovia SC 108, km 353, nº 1563. Bairro Estação, 88840-000, Urussanga, SC.

Sergio Franscisco Schwarz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professor Associado do Departamento de Horticultura e Silvicultura da Faculdade de Agronomia da (UFRGS) - Av. Bento Gonçalves - Agronomia, 90650-001, Porto Alegre, RS.

Kelly Milioli

Acadêmica de Engenharia Agronômica – Faculdade de Ensino Superior do Centro do Paraná (UCP), Pitanga, PR.

Victória de Souza Borges

Discente de Técnico em Agropecuária – Instituto Federal Catarinense (IFC), Santa Rosa do Sul, SC.

Publicado
26-06-2022