Classificação comercial de frutas de uva cultivar Niágara Rosada oriundo de diferentes sistemas de condução.

  • Alan Douglas Vieira Telles Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Resumo

Classificação comercial de frutas de uva cultivar Niágara Rosada oriundo de diferentes sistemas de condução.

Alan Douglas V. Telles1, Cláudia Simone Madruga Lima2, Josimeire A. Leandrini3, Josué R. dos Santos4

1Voluntário UFFS-Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)-Campus-Laranjeiras do Sul, Rodovia BR. 158, Km 405, Fronteira Sul, 85301-970, Laranjeiras do Sul, PR;2,3Orientadora de Agronomia, Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus-Laranjeiras do Sul.4Voluntário, licenciado em Biologia.

 

A videira Niágara Rosada (Vitis labrusca L.) é uma das videiras comuns ou americanas mais cultivadas pelos produtores familiares na região Oeste do Paraná.  Contudo, a forma que é conduzida poderá alterar qualidade e classificação commercial das frutas produzidas. Assim, o objetivo neste trabalho foi realizar a classificação comercial de frutas de uva cultivar Niágara Rosada  oriundas de dois sistemas de condução. condução de plantas. Conduziu-se as avaliações no laboratório de horticultura da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Laranjeiras do Sul-PR. Foram utilizadas frutas de uva cultivar Niágara Rosada conduzidas nos sistemas: latada e espaldeira.  O delineamento experimental foi completamente ao acaso em: unifatorial (2 formas de condução), com três repetições de 10 frutas cada. As avaliações realizadas foram de acordo de acordo com as Normas do Programa Brasileiro de para Modernização da Horticulturasendo verificado classe (g) (1ou50 e 2ou150), defeitos graves (%) (dano profundo) e defeitos leves (%) (cachos mal formados). Frutas na maior classe ( 2 ou150)  assim como com o maior percentual de defeitos graves e leves foram verificados nas oriundas do sistema de condução latada. Portanto concluir que frutas de uva cultivar Niagara Rosada apresentam menor classe porém menor percentual de defeitos quando cultivadas em sistema de condução em espaldeira.

 

Apoiador: Ao edital MCTI/MAPA/SEAD/MEC/CNPq – Nº21/2016, Processo 403087/2017.Projeto: PES2020-0308 -  Edital Nº 270/GR/UFFS/2020.

 

Palavras-chave: latada, espalpadeira, Vitis labrusca.

Publicado
27-06-2022