Efeito de diferentes concentrações de citocinina (BAP) em meio MS modificado na brotação in vitro de pitaia vermelha de polpa branca

  • QUEILA GOUVEIA TAVARES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • CARLOS HENRIQUE MILAGRES RIBEIRO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
  • MARÍLIA MAIA DE SOUZA Prof. Dra. Fitotecnia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG)– Campus Barbacena.
  • Karise Fernanda Nogara Mestranda em Zootecnia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
  • RONI PETERSON CARLOS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG)– Campus Barbacena.
  • THATYELLE CRISTINA BONIFACIO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG)– Campus Barbacena.

Resumo

Na multiplicação de explantes de pitaia in vitro, são necessários meio de cultura que forneçam nutrientes e reguladores de crescimento. Sendo utilizados o grupo das citocininas que auxiliam na emissão de brotações. Sendo importantes, estudos que comprovem qual a melhor dose. Desta forma, objetivou-se analisar o efeito de diferentes doses de BAP (6- benzilaminopurina) em meio MS (Murashinge & Skoog) modificado, com relação ao tempo necessário para emissão de brotação e na porcentagem de explantes brotados. O experimento foi disposto em delineamento em blocos casualizados, com 5 repetições por tratamento, contendo 4 tubos por repetição. Foram utilizados explantes de pitaia vermelha de polpa branca, com 1,0 cm de comprimento, cultivados in vitro em meio MS modificado pela alteração do composto NH4NO3 por (NH₄) ₂SO₄ e Ca (NO3)2 H2O), acrescido de 8 g L-1 de ágar, 0,1 m L-1 de ANA e BAP e ph ajustado para 5,8, antes da autoclavagem. Foram utilizados tubos de ensaio contendo 25 mL de meio de cultura MS modificado, incluindo as 5 doses de BAP (0,0; 0,25; 0,50; 0,75 e 1,0 mg. L-1). Os tubos foram mantidos em sala de crescimento com a temperatura de 25 ± 2 °C, por 35 dias. Foram avaliados semalmente a porcentagem de brotação, e ao 35º dia a porcentagem total de brotação. Os dados foram submetidos a análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5%.  O surgimento das brotações foi observado após 7 dias, nos  meios de cultura com as doses de 0,75 e 1,0 mg. L-1 de BAP e para  as doses  de 0,25 e  de 50 mg. L-1  ocorreram indução  aos 14 dias , enquanto que no meio com a dose 0,0 só após 21 dias. Com relação à porcentagem total de brotação, houve diferença significativa, sendo a maior porcentagem na dose de BAP 1,0 mg. L-1 com 100%.  já a dose 0 apresentou resultado inferior quando comparado as demais doses com 35% de brotação. Desse modo, conclui-se que a dose de 1,0 mg. L-1 é a mais adequada para uma maior porcentagem de brotação em explantes de pitaia.

Publicado
27-06-2022