Relação entre a porcentagem e o tempo de enraizamento in vitro de explantes de pitaia com diferentes doses de BAP (6-benzilaminopurina)

  • CARLOS HENRIQUE MILAGRES RIBEIRO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
  • THATYELLE CRISTINA BONIFACIO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG)– Campus Barbacena.
  • RONI PETERSON CARLOS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG)– Campus Barbacena.
  • MARÍLIA MAIA DE SOUZA Prof. Dra. Fitotecnia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG)– Campus Barbacena.
  • QUEILA GOUVEIA TAVARES Doutoranda em Zootecnia - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Resumo

A cultura de tecidos é uma técnica utilizada para a propagação da pitaia, por apresentarem boa sanidade das mudas. Porém, julga-se necessário, estudos que forneçam a dosagem correta de reguladores de crescimento no meio de cultura, proporcionando melhor enraizamento. Desta forma, objetivou-se avaliar o efeito de diferentes doses de BAP (0,0; 0,25; 0,50; 0,75 e 1,0 mg. L-1), em explantes de pitaia cultivados in vitro, no tempo de enraizamento e na porcentagem de explantes enraizados. Os explantes utilizados foram da variedade de polpa branca, previamente germinados e estabelecidas in vitro, cultivados em meio MS (Murashinge & Skoog) modificado, sendo substituido o composto NH4NO3 por, (NH₄) ₂SO₄ e Ca (NO3)2 H2O), acrescido de 8 g L-1  de Ágar, 0,1 mg L-1   de ANA e BAP. Em câmara de fluxo laminar, foi inoculado apenas um explante por tubo contendo 25 ml do meio de cultura MS modificado autoclavado, suplementado com 15 g.L-1 gramas de sacarose, pH 5,8, 6 g.L-1 de ágar, adicionado 0,1 g.L-1 de ANA e GA3, além das diferentes doses de BAP. Os tubos foram mantidos na sala de crescimento com temperatura de 25 ± 2°C. O delineamento experimental foi disposto em blocos casualizados, com 5 repetições por tratamento, contendo 4 tubos por repetição. A curva de enraizamento da espécie foi obtida por dados coletados a cada 7 dias durante 35 dias.  A porcentagem total de enraizamento foi realizada no 35° dia e os dados foram submetidos a análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5%. O início do enraizamento com exceção da dose de 1,0 mg. L-1 foram 7 dias após inoculação, apresentando enraizamento após 14 dias. Conforme os resultados encontrados houve diferença significativa, sendo a dose 0,0 proporcionou porcentagem de enraizamento (95%), no entanto, a dose 1,0 mg. L-1 obteve o pior resultado (45%). Conclui-se que a não adição de BAP ao meio de cultivo in vitro proporciona maior porcentagem de enraizamento dos explantes de pitaia.

Publicado
27-06-2022