Diferentes doses de Citocinina BAP e sua influência na altura de plântulas in vitro de Pitaia vermelha de polpa branca

  • CARLOS HENRIQUE MILAGRES RIBEIRO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
  • RONI PETERSON CARLOS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG)– Campus Barbacena. https://orcid.org/0000-0002-8360-8665
  • THATYELLE CRISTINA BONIFACIO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG)– Campus Barbacena.
  • MARÍLIA MAIA DE SOUZA Prof. Dra. Fitotecnia
  • QUEILA GOUVEIA TAVARES Doutoranda em Zootecnia
  • ALEXANDRE DIAS DA SILVA

Resumo

O cultivo in vitro é um método que vêm sendo utilizado para produção de mudas de pitaia. Contudo, são necessários estudos que estabeleçam quantidades ideais de reguladores de crescimento vegetais, proporcionando maior altura dos explantes. Objetivou-se avaliar a influência de diferentes doses (0,0; 0,25; 0,50; 0,75 e 1,0 mg. L-1) de BAP (6-benzilaminopurina) na altura de plântulas de pitaia vermelha de polpa branca em meio MS (Murashinge & Skoog) modificado. O experimento foi conduzido no Laboratório de Cultura de Tecidos do IFSEMG – Campus Barbacena. Utilizou-se explantes de pitaia previamente germinadas e estabelecidas in vitro, cultivadas em meio MS modificado (substituição do composto NH4NO3 pelos seguintes compostos, (NH₄) ₂SO₄ e Ca (NO3)2 H2O), acrescido de 8g/L de Ágar, 0,1 mg/L de ANA e BAP. Em câmara de fluxo laminar selecinou-se explantes sem cortes com tamanho de 1,0 cm. Em seguida, realizou-se inoculação individual em tubos de ensaio contendo 25 ml do meio de cultura MS modificado autoclavado, suplementado com 15 g.L-1 gramas de sacarose, pH 5,8, 6 g.L-1 de ágar, e adicionado 0,1 g.L-1 de ANA e GA3 mantidos em todos os tratamentos, além das diferentes doses de BAP. Os tubos foram mantidos em sala de crescimento com regime de 16 horas de luz, temperatura 25 ± 2° C e fotoperíodo intensidade luminosa de 27 μmol m-2 s-1. O delineamento foi em blocos casualizados, com 5 tratamentos (doses de BAP), x 5 repetições, x 4 tubos por repetição. A análise estatística foi através da equação de regressão realizada no programa SISVAR. Após 80 dias, realizou-se medições com auxílio de um paquímetro digital a altura (cm) das plântulas. Os resultados indicaram que existe efeito das concentrações, observando-se que maior altura das plântulas foi na dose 0,0 sem adição de BAP (3,57cm), já a dose 1,0 mg. L-1 de BAP, obteve o pior resultado (1,8cm). Conclui-se que para obter cladódios maiores de plântulas de pitaia in vitro, o meio MS modificado não deve ser adicionado BAP.

Biografia do Autor

RONI PETERSON CARLOS, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG)– Campus Barbacena.

Engenheiro Agrônomo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena (IF Sudeste MG campus Barbacena

THATYELLE CRISTINA BONIFACIO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG)– Campus Barbacena.

Engenheira  Agrônoma, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena (IF Sudeste MG campus Barbacena)

MARÍLIA MAIA DE SOUZA, Prof. Dra. Fitotecnia

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena (IF Sudeste MG campus Barbacena)

QUEILA GOUVEIA TAVARES, Doutoranda em Zootecnia

Universidade Federal do Paraná - UFPR

Publicado
27-06-2022