Avaliação de desempenho agronômico de dois novos genótipos de bananeira, subgrupo prata, no primeiro ciclo de cultivo

  • Ramon Felipe Scherer Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) – Estação Experimental de Itajaí, Rodovia Antônio Heil, 6800, Itajaí, SC, CEP 88318-112.
  • Andre Boldrin Beltrame
  • Luana Aparecida Castilho Maro
  • Gustavo Henrique Ferrero Klabunde

Resumo

A bananeira (Musa spp.) apresenta grande importância econômica e social no mundo, assim como em Santa Catarina, que é o 4º maior produtor nacional, com cerca de 3500 produtores e de 29 mil ha plantados. Novos cultivares são essenciais para atender a demanda da cadeia produtiva desta fruta. Assim, apresenta-se neste resumo o desempenho agronômico no 1º ciclo de produção de 2 genótipos do subgrupo Prata (BagBan179 e BagBan180). Eles são mutações espontâneas que foram selecionados em bananais por apresentarem características de interesse. O experimento foi realizado em Itajaí/SC tendo 4 blocos casualizados e 4 tratamentos: [Bagban179 e Bagban180, comparados aos cultivares SCS451 Catarina (Prata Catarina) e Prata-Anã]. Cada repetição foi composta por 12 plantas (48 por tratamento). No momento da emissão da inflorescência as variáveis avaliadas foram altura, número de folhas viáveis (NFV) e perímetro do pseudocaule a 30 cm de sua base (P30); no momento da colheita avaliaram-se peso do cacho (PC) e número de pencas no cacho (NPC) e de folhas viáveis (NFVC); e também foi avaliado o tempo entre o plantio e a emissão do cacho (TP-E) e a colheita (TP-C) e o tempo entre a emissão do cacho e a colheita (TE-C). As avaliações foram realizadas por ANOVA e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey (95% de confiabilidade). As variáveis NFV, NP e TP-C não apresentaram diferenças significativas. Apesar do TP-C não diferir, o genótipo BagBan179 apresentou o menor TP-E e o maior TE-C, enquanto o genótipo BagBan180 apresentou o maior TP-E e o menor TE-C. Em geral, os dois novos genótipos confirmaram a expressão de características de interesse à bananicultura. O genótipo BagBan179 apresentou a menor altura (1,83 m) e o genótipo BagBan180 apresentou os melhores resultados para as variáveis PC (18,99 Kg),  NFVC ( 5,61 folhas) e P30 (71,80 cm). As avaliações continuarão e, mantendo essas conclusões, os genótipos serão registrados como novos cultivares ao final do 3º ciclo de produção.

Biografia do Autor

Ramon Felipe Scherer, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) – Estação Experimental de Itajaí, Rodovia Antônio Heil, 6800, Itajaí, SC, CEP 88318-112.
Ramon Felipe Scherer: Engenheiro Agronomo (UFSC - 2008). Mestre em Ciências - Área de concentração: Recursos Genéticos Vegetais (UFSC - 2011). Doutor em Recursos Genéticos Vegetais (UFSC - 2015). É Pesquisador - Ciências Agrárias- na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), ênfase em melhoramento vegetal/bananicultura.
Publicado
30-04-2019