Resistência dos fungicidas ditianona, fluazinam e clorotalonil à lavagem pela precipitação no controle de Sarna da Macieira

  • Leonardo Araujo Epagri - Estação Experimental de São Joaquim
  • Cristhian Leonardo Fenili Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Théo Piucco Röcker
  • Felipe Augusto Moretti Ferreira Pinto

Resumo

A Sarna da Macieira (SDM) é a principal doença de primavera da cultura e o manejo adotado atualmente é baseado na aplicação preventiva de fungicidas em períodos anteriores a chuva. Assim, o objetivo do presente estudo foi verificar a resistência dos fungicidas ditianona, fluazinam e clorotalonil à lavagem com diferentes volumes de chuva no controle da SDM. Para tanto, plantas de macieira da cv. Gala enxertadas sobre o porta-enxerto M.9 e mantidas em casa-de-vegetação foram pulverizadas com os fungicidas ditianona (100g/100 L, Delan®, Basf), fluazinam (100mL/100 L, Frowncide ®, Ihara) e clorotalonil (100mL/100 L, Bravonil®, Syngenta). Após 24 horas, foi realizada a precipitação artificial com diferentes volumes de água (15, 30, 45 e 60 mm), utilizando um simulador de chuva. Após a secagem, as plantas foram inoculadas com suspensão de conídios de Venturia inaequalis (1 x 105 conídios/mL), incubadas durante 48 horas a 20°C e transferidas para sala de crescimento. Foram avaliadas a severidade e a incidência da SDM em cinco folhas, 21 dias após a inoculação. O delineamento foi inteiramente ao acaso, com quatro repetições por tratamento e uma planta em vaso por repetição. Não houve diferença nos tratamentos com ditianona, fluazinam e clorotalonil, em diferentes precipitações, diferindo estes da testemunha. A severidade média para testemunha, ditianona, fluazinam e clorotalonil foi de 11,8, 3,5, 0,56 e 0,13%, respectivamente. A incidência média para testemunha, ditianona, fluazinam e clorotalonil foi de 65,0, 33,8, 7,5 e 2,5%, respectivamente. Conclui-se que os fungicida testados resistiram à lavagem de até 60 mm de precipitação em condições de casa de vegetação. Pode-se afirmar que intervalo de chuva de 25 mm de chuva fixado pela produção integrada de macieira para reaplicação de fungicidas de contato é seguro, e não há necessidade de se realizar novas pulverizações em precipitações inferiores ao valor citado.

Biografia do Autor

Leonardo Araujo, Epagri - Estação Experimental de São Joaquim
Possui graduação em Agronomia (2007) e mestrado em Recursos Genéticos Vegetais (2010) pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado (2014) e Pós-Doutorado (2015) em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa.
Publicado
03-05-2019