Avaliação da eficácia de inseticidas para controle da lagarta-da-oliveira Palpita forficifera (Munroe, 1959) (Lepidoptera: Crambidae) em bioensaio de laboratório

  • Rodolfo Vargas Castilhos Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) - Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar (CEPAF)
  • Eduardo Cesar Brugnara Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) - Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar (CEPAF)

Resumo

A lagarta-da-oliveira Palpita forficifera é uma das principais pragas incidentes nos olivais brasileiros, e em alto nível de infestação, pode ocasionar danos severos à produção caso não seja manejada adequadamente. Entretanto, as estratégias de manejo desta praga nos olivais ainda não estão totalmente consolidadas devido à escassez de agrotóxicos registrados para a cultura e de informações científicas sobre o assunto. Assim, objetivou-se com este trabalho avaliar a eficácia de inseticidas sobre lagartas de P. forficifera em laboratório. Os inseticidas (ingrediente ativo - dosagem em g. ou mL p.c / 100L ) avaliados foram Delegate® (espinetoram - 20), Ampligo® (lambda-cialotrina + clorantraniliprole - 30), Altacor® (clorantraniliprole - 14), Engeo Pleno® (tiametoxam + lambda-cialotrina - 25), Match EC® (lufenurom - 100) e Dipel WP® (Bacillus thuringiensis - 200). Folhas de ligustro (Ligustrum lucidum) foram imersas por três segundos nas caldas dos inseticidas, e após secagem, ofertadas a lagartas de terceiro instar de P. forficifera em placas de Petri. Na testemunha, folhas foram imersas em água destilada. Para cada tratamento utilizaram-se cinco placas contendo oito lagartas cada. A mortalidade foi avaliada as 24, 48 e 72 h após liberação das lagartas, e corrigida em função da mortalidade obtida na testemunha. Os inseticidas neurotóxicos Delegate®, Ampligo® e Engeo Pleno® causaram mortalidades superiores a 56% em 24 h, enquanto que Altacor®, Match EC® e Dipel WP® apresentaram ação mais lenta, com baixas mortalidades em 24 h e aumento gradual da mortalidade a partir das 48 h. O regulador de crescimento Match EC®, proporcionou mortalidade de 63,3%, às 72 h, valor abaixo do índice de eficiência agronômica de 80%. Já os inseticidas Delegate®, Ampligo®, Engeo Pleno®, Altacor® e Dipel WP foram eficazes no controle de lagartas de P. forficifera, com mortalidade acumulada após 72 h variando de 82,5 a 100%, e apresentam-se como opções para o manejo desta praga em olivais.

Publicado
05-04-2019