PRÁTICAS DE CARTOGRAFIA PARA FUNDAMENTAR UMA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E QUILOMBOLA

  • Matheus Eilers Penha UFRGS
  • Claudia Luisa Zeferino Pires
Palavras-chave: educação geográfica, educação quilombola, cartografia

Resumo

Este trabalho busca entender como práticas de cartografia podem visibilizar a identidade quilombola e o pertencimento dos jovens quilombolas para fundamentar uma educação quilombola. A pesquisa acontece no Quilombo dos Alpes/Porto Alegre/RS em parceria com a Associação Quilombo dos Alpes Dona Edwirges e não trata de questões escolares, mas insere-se numa agenda de ações da comunidade, fruto de uma parceria com a universidade. A partir de duas oficinas, analisa-se o entrelaçamento entre território, lugar e identidade cultural, considerando que o pertencimento acontece a partir do cotidiano e de sua relação com essas questões trabalhadas nas cartografias. Foram produzidos mapas mentais individuais e um mapa colaborativo de marcadores territoriais das jovens quilombolas.

Publicado
22-10-2018