As AS INCÓGNITAS DA EDUCAÇÃO

  • Márcia da Silva Jorge Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo
  • Andrei Carlesso
  • Márcia Carbonari
  • Darlin Taís Borghardt

Resumo

Há muito tempo, vem se ouvindo discursos nos bastidores das escolas sobre problemas como a falta de respeito dos estudantes, da sociedade e dos próprios colegas de trabalho, a falta de infraestrutura escolar que nada privilegia o professor e nem a aprendizagem, o sistema educacional que engessa as questões de avaliação e calendário escolar, entre outras. Além disso, as políticas públicas educacionais tornam as escolas reféns de programas educacionais que a fazem alvo de mudanças que nem sempre estão preparadas tanto em questões de estrutura humana ou física quanto pedagógica e intelectual. As mídias apresentam modelos de escolas ideais e a sociedade cobra sem entender ou mesmo se envolver com o processo educacional, demonstrando com isso que todos querem ensinar como a escola deve pensar e agir. Por outro lado, as legislações legitimam essas políticas de pensar a escola de fora para dentro, sem questionar ou refletir sobre as relações que estão envolvidas nesse processo e como elas se dão no cotidiano escolar. Tendo em vista esse contexto, este trabalho visa refletir as relações envolvidas no processo educacional baseada na Ética e na Filia, enquanto (re)conhecimento do outro como sujeito de sua própria história, buscando embasamento teórico de alguns autores como Flickinger, Freire  e outros, como forma de auxiliar professores numa perspectiva de solução para as incógnitas do ensino que afligem a prática docente no cotidiano escolar. Dessa forma, torna-se interessante uma retomada da Filia no campo pedagógico, como formação baseada na amizade, como ética do reconhecimento, para que juntos professores e estudantes possam construir uma nova postura pedagógica. Visto que, a Filia, lembra aos educadores a responsabilidade social e a ousadia de melhorar a trajetória pessoal dos educandos, elevando o comprometimento biográfico do saber apostando no argumento, ao contrário da Modernidade que quantifica o saber.

Publicado
30-10-2018