O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE EM DEBATE: APLICAÇÃO DA TÉCNICA DO JÚRI SIMULADO PARA ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NA PERSPECTIVA DA “ACUSAÇÃO”

  • Andreia Mascarello Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó
  • Cláudio Claudino da Silva Filho Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especializando em Preceptoria para Residências no Sistema Único de Saúde pelo Hospital Sírio Libanês. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão em Saúde (PPGS/CNPq). Integrante do coletivo de coordenação do VER-SUS Oeste Catarinense. Professor Adjunto dos cursos de graduação em Enfermagem, Pedagogia e Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, Santa Catarina, Brasil. E-mail: claudio.filho@uffs.edu.br .

Resumo

Resumo: O processo ensino aprendizagem integra-se na dialética entre o instrutivo e o educativo, ao analisar a formação acadêmica faz-se necessário o desenvolvimento de habilidades para a reflexão crítica e autocrítica dos conhecimentos adquiridos. A formação profissional na área da saúde requer metodologias que visem ao estudante conhecer o funcionamento e as necessidades dos serviços de saúde, estabelecendo relações mais humanas e responsáveis com a população. Neste contexto, esse estudo tem como objetivo geral relato de experiência sobre a vivência de acadêmicos de Enfermagem ao participar de um “júri simulado”, na perspectiva de julgamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Para tal, desenvolveu-se um estudo de natureza qualitativa, descritivo, desenvolvido no contexto do Componente Curricular “Fundamentos da Saúde Pública” no curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Chapecó/SC, durante a preleção que visava à realização de um “júri simulado” como estratégia para propiciar um pensamento crítico e reflexivo acerca da eficiência do Sistema Único de Saúde. Com a turma dividida em bancadas de acusação e defesa, a plateia composta por alunos que participaram como jurados e ao final votaram argumentando suas posições e o papel de juiz ficou o docente do componente, que conduziu o júri e apresentou o veredito final. A realização do Júri foi dividida nas seguintes etapas: abertura, acusação, defesa da tese inicial, debate entre os grupos, posições dos jurados e o veredito do juiz. O tema foi debatido com propriedade e conhecimento embasado em diversas pesquisas e discussões realizadas durante o componente curricular. A acusação ao réu teve o papel de discordar do sistema público de saúde, justificando que este não exerce a função significativa para o processo de adoecimento dos usuários do sistema. A defesa tinha o papel de convencer a todos que o sistema único de saúde cumpre o seu papel. O “júri simulado” mostrou-se como uma importante estratégia de ensino para a formação profissional em saúde, por favorecer a construção do conhecimento e pensamento crítico dos discentes em relação ao sistema público de saúde.

Biografia do Autor

Andreia Mascarello, Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó
Graduanda do curso Enfermagem da Universidade Federal da Froteira Sul - UFFS
Cláudio Claudino da Silva Filho, Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especializando em Preceptoria para Residências no Sistema Único de Saúde pelo Hospital Sírio Libanês. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão em Saúde (PPGS/CNPq). Integrante do coletivo de coordenação do VER-SUS Oeste Catarinense. Professor Adjunto dos cursos de graduação em Enfermagem, Pedagogia e Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, Santa Catarina, Brasil. E-mail: claudio.filho@uffs.edu.br .
Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especializando em Preceptoria para Residências no Sistema Único de Saúde pelo Hospital Sírio Libanês. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão em Saúde (PPGS/CNPq). Integrante do coletivo de coordenação do VER-SUS Oeste Catarinense. Professor Adjunto dos cursos de graduação em Enfermagem, Pedagogia e Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, Santa Catarina, Brasil. E-mail: claudio.filho@uffs.edu.br .
Publicado
23-02-2018
Seção
Educação e Formação em Saúde