O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE EM DEBATE: APLICAÇÃO DA TÉCNICA DO JÚRI SIMULADO PARA ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NA PERSPECTIVA DA “ACUSAÇÃO”
Resumo
Resumo: O processo ensino aprendizagem integra-se na dialética entre o instrutivo e o educativo, ao analisar a formação acadêmica faz-se necessário o desenvolvimento de habilidades para a reflexão crítica e autocrítica dos conhecimentos adquiridos. A formação profissional na área da saúde requer metodologias que visem ao estudante conhecer o funcionamento e as necessidades dos serviços de saúde, estabelecendo relações mais humanas e responsáveis com a população. Neste contexto, esse estudo tem como objetivo geral relato de experiência sobre a vivência de acadêmicos de Enfermagem ao participar de um “júri simulado”, na perspectiva de julgamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Para tal, desenvolveu-se um estudo de natureza qualitativa, descritivo, desenvolvido no contexto do Componente Curricular “Fundamentos da Saúde Pública” no curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Chapecó/SC, durante a preleção que visava à realização de um “júri simulado” como estratégia para propiciar um pensamento crítico e reflexivo acerca da eficiência do Sistema Único de Saúde. Com a turma dividida em bancadas de acusação e defesa, a plateia composta por alunos que participaram como jurados e ao final votaram argumentando suas posições e o papel de juiz ficou o docente do componente, que conduziu o júri e apresentou o veredito final. A realização do Júri foi dividida nas seguintes etapas: abertura, acusação, defesa da tese inicial, debate entre os grupos, posições dos jurados e o veredito do juiz. O tema foi debatido com propriedade e conhecimento embasado em diversas pesquisas e discussões realizadas durante o componente curricular. A acusação ao réu teve o papel de discordar do sistema público de saúde, justificando que este não exerce a função significativa para o processo de adoecimento dos usuários do sistema. A defesa tinha o papel de convencer a todos que o sistema único de saúde cumpre o seu papel. O “júri simulado” mostrou-se como uma importante estratégia de ensino para a formação profissional em saúde, por favorecer a construção do conhecimento e pensamento crítico dos discentes em relação ao sistema público de saúde.