ROTAÇÃO CLÍNICA PARA INTEGRAÇÃO DO ENSINO, SERVIÇO DE SAÚDE E COMUNIDADE: reflexão de acadêmicos de enfermagem

  • Débora Baraibar Centro Universitário Ritter dos Reis
  • Handria Rodrigues da Silva Centro Universitário Ritter dos Reis
  • Claudia Rodrigues Centro Universitário Ritter dos Reis
  • Tayná Ribeiro Centro Universitário Ritter dos Reis
  • Amanda Pereira Ferreira Centro Universitário Ritter dos Reis

Resumo

Resumo: Objetivo: relatar reflexões de acadêmicas de enfermagem quanto ao uso de rotações clínicas para integração do ensino, serviço de saúde e comunidade. Método: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência desenvolvido a partir de vivências de acadêmicas de enfermagem de um Centro Universitário do município de Porto Alegre frente as rotações clínicas durante a graduação. As rotações clínicas compreende em atividades práticas desenvolvidas em ambiente real inseridas nas unidades curriculares realizadas pelos acadêmicos sob supervisão contínua de preceptor e professor supervisor, executadas em diferentes níveis de atenção à saúde.  Relato: as rotações clínicas reportaram a possibilidade de vivencias em ambiente de serviços de saúde reais, permitindo o desenvolvimento gradual e contínuo de competências específicas do profissional enfermeiro em todos os níveis de atenção à saúde na atenção ao indivíduo, família e comunidade.  Os serviços de saúde possibilitaram às acadêmicas desenvolver na prática atividades técnicas, gerenciais e educacionais ligadas à integralidade do cuidado e equidade da atenção em saúde, demonstrando as rotações clínicas como uma forma ativa do processo ensino-aprendizagem. Essa metodologia de ensino permitiu que as acadêmicas compreendessem a importância da competência do profissional enfermeiro enquanto educador, bem como a importância de estar inserido em uma determinada comunidade, de forma a reconhecer suas necessidades reais em saúde. O preceptor demonstrou ser o facilitador na integração dos agentes ensino, serviços de saúde e comunidade, já que sua atuação e abordagem pedagógica possibilita a garantia de um profissional com ação crítico reflexivo na assistência em saúde. Conclusão: A prática evidenciou que o trinômio ensino, serviços de saúde e comunidade é dinâmico, visto que a complexa formação dos constituintes enreda-se em uma trama de conteúdos de ensino e propostas de atividades.

 

Palavras-chave: Enfermagem; Educação em enfermagem; Aprendizagem.

 

Publicado
23-02-2018
Seção
Educação e Formação em Saúde