A ABORDAGEM DA IDENTIDADE DE GÊNERO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PERMANENTE

  • Karine Kooke Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Angélica Tais de Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Vanessa Schneider Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Aldair Weber Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Adriana Remião Luzardo Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó

Resumo

A abordagem da identidade de gênero nos serviços de saúde, especialmente na Atenção Primária à Saúde (APS), tem demonstrado relevância, inclusive epidemiológica, pelo fato que permite identificar as necessidades de saúde da população a partir do levantamento de dados de grupos específicos. Este trabalho tem o objetivo de relatar a experiência em um Centro de Saúde da Família (CSF) em Chapecó, reunindo acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, durante o segundo semestre de 2016 e primeiro semestre do ano de 2017. As habilidades desenvolvidas durante a graduação permitem que o acadêmico atue no território de abrangência, bem como nas atividades desenvolvidas dentro do serviço de saúde, junto da equipe multidisciplinar, de forma crítica e reflexiva acerca das situações vivenciadas rotineiramente. Nesse contexto, realizaram-se atividades com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), no sentido de orientar quanto a importância do preenchimento do item identidade de gênero, presente no cadastro do sistema e-SUS, além de oferecer aos ACS uma experiência de educação permanente sobre os conceitos e reflexões sobre identidade e gênero. Dessa forma, destacou-se, entre as atividades realizadas, uma roda de conversa sobre gênero e sexualidade, focalizando o preenchimento deste campo específico no e-SUS, ao mesmo tempo em que era proporcionado um espaço de reflexão sobre conceituação e compreensão dos termos supracitados. A atividade contou com a presença de onze ACS. O primeiro momento deu-se com a apresentação de uma entrevista, por meio de um vídeo com grandes especialistas do assunto, mas que divergiam em alguns pontos do tema gênero e sexualidade e sua abordagem nas escolas e na sociedade. Após quinze minutos de apresentação fez-se uma pausa do vídeo e abriu-se para discussão e socialização de opiniões e ideias entre todos os presentes. Após foi dada continuidade à transmissão do vídeo e no final retornou-se ao debate na roda. Acredita-se que a experiência foi bastante proveitosa, uma vez que houve a participação ativa das agentes, contribuindo com relatos de suas vivências, assim como questionando e expondo suas dúvidas e principalmente relatando constrangimento ao abordar este assunto com os usuários. As discussões foram riquíssimas, pois demonstrou o quanto precisa ser investido, planejado e implementado momentos de educação permanente em saúde que potencializem os profissionais a abordarem com a comunidade temas complexos, de forma a refletirem na qualidade do atendimento na APS.

Biografia do Autor

Karine Kooke, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
Acadêmica da 6ª fase, Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
Angélica Tais de Oliveira, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
Acadêmica da 6ª fase, Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
Vanessa Schneider, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
Acadêmica da 10ª fase, Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
Aldair Weber, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
Acadêmico da 10ª fase, Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
Adriana Remião Luzardo, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó

Doutora em Enfermagem (UFSC), Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó.

Possui Bacharelado, Licenciatura e Mestrado em Enfermagem (UFRGS), Especialização em Gestão da Saúde Pública, Especializaçã em Gerontologia e Doutorado e Enfermagem (UFSC).

Docente do Curso de Graduação em Emfermagem da UFFS- Chapecó. Atua nas áreas de Gestão, Planejamento, Geranciamento em Saúde e Enfermagem. Trabalha com os temas de Promoção da Saúde, Atenção Primária, Envelhecimento, Vulnerabilidade e Determinantes Sociais da Saúde.

Publicado
23-02-2018
Seção
Educação e Formação em Saúde