A EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM SALA DE ESPERA NA PERSPECTIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENFERMAGEM- RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Márcia Adriana Paliga Universidade Regional Integrada - URI Campus de Erechim

Resumo

Introdução: A educação em saúde é considerada um importante instrumento de trabalho, principalmente quando utilizada para abordar temas relevantes que fazem parte do cotidiano dos usuários. Estas atividades proporcionam vínculo com a comunidade na qual se trabalha e a quebra da relação vertical que comumente existe entre o profissional da saúde e o usuário. É uma das atribuições do enfermeiro exercer a função de educador e planejar ações voltadas para educação em saúde, visto que neste espaço podem-se compreender as necessidades dos usuários, se efetivar uma aproximação e por meio do diálogo desenvolvido podem ser detectados problemas de saúde. A sala de espera pode e deve ser um espaço mais explorado pela equipe da UBS nas práticas de educação em saúde. Objetivo: relatar a experiência de acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem acerca de atividades de educação em saúde desenvolvidas em sala de espera em uma Unidade Básica de Saúde. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por um grupo de acadêmicos do 10º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI-Campus de Erechim no desenvolvimento das atividades de campo da disciplina de Estágio Supervisionado IIB transcorrido no período de 16 de agosto a 25 de setembro de 2017 em uma Unidade Básica de Saúde de um município localizado ao norte do estado do RS. Foram realizadas atividades de Educação em Saúde, no âmbito coletivo, na sala de espera da UBS. Resultados: A atividade foi proposta em um plano de ações de uma acadêmica do grupo e o tema elencado “A Hipertensão”. Para a execução da ação optou-se por apenas uma das discentes, sendo que a mesma estudou e aprofundou-se no tema selecionado para posterior explanação à população. A conversa informal aconteceu no turno da manhã, na sala de espera da UBS, tendo como participantes um número de aproximadamente 20 usuários de ambos os sexos e idades diversas, na oportunidade foi adotada uma linguagem simples e de fácil entendimento para os usuários. Esta atividade, além de proporcionar a troca de experiências, contribuiu para a formação acadêmica. A ideia de se fazer educação em saúde em sala de espera é um momento de interação tanto de profissionais como de acadêmicos com os usuários. É perceptível a satisfação destes, não só por receberem a informação, mas pela oportunidade de estarem sendo acolhidos no serviço de saúde por um profissional de saúde capacitado. Considerações Finais: Esta experiência possibilitou aos acadêmicos ampliar seus conhecimentos na área de saúde coletiva e colaborou com o crescimento profissional de cada um. Esta atividade deve ser praticada de forma rotineira pela enfermagem, pois contribui consideravelmente para a promoção da saúde e prevenção de agravos, bem como o fortalecimento do vínculo e empoderamento do usuário em relação ao seu autocuidado. É de grande relevância ao acadêmico de Enfermagem desenvolver a capacidade de comunicação com o público, principalmente por meio da participação em atividades de educação em saúde.

Biografia do Autor

Márcia Adriana Paliga, Universidade Regional Integrada - URI Campus de Erechim

 

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado
03-03-2018
Seção
Saberes e Práticas de Atenção à Saúde