O uso da simulação realística como prática emancipatória na formação em saúde

  • Handria Rodrigues da Silva Centro Universitário Ritter dos Reis
  • Tayná da Silva Ribeiro Centro Universitário Ritter dos Reis
  • Cláudia Rodrigues de Oliveira Centro Universitário Ritter dos Reis
  • Débora Baraibar Centro Universitário Ritter dos Reis
  • Amanda Pereira Ferreira Centro Universitário Ritter dos Reis

Resumo

Resumo: Objetivo: relatar através da perspectiva de acadêmicas de enfermagem a contribuição da simulação realística para formação de enfermeiros. Método: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência desenvolvido a partir das vivências de acadêmicas de enfermagem de um Centro Universitário do município de Porto Alegre em cenários de simulação realística ao longo da graduação. A simulação constitui-se pelo briefing, cenário baseado na vida real e debriefing. São utilizadas tecnologias como simuladores de alta e baixa complexidade, manequins e atores. Relato: os cenários de simulação reproduziram situações reais vivenciadas na prática profissional do enfermeiro. Foram vivenciadas situações em diferentes contextos de atenção à saúde como hospitais, unidades de saúde e domicílio. Essa metodologia de ensino nos permitiu uma experiência diferenciada de aprendizagem, contemplando o desenvolvimento de habilidades e competências técnicas e comportamentais de comunicação, tomada de decisão e liderança. Além disso nos aproximou da realidade, permitindo-nos praticar, corrigir falhas e sanar dúvidas de forma segura uma vez que preservou a integridade do paciente real. As cenas foram acompanhadas pelos demais colegas e professor, que ao final da simulação conduz o debriefing. O feedback ao término da cena proporcionou momentos de discussão e reflexão das potencialidades e oportunidades de melhoria. Cabe ressaltar que após a experiência da simulação sentimos maior segurança e confiança para desenvolvermos atividades em ambiente real. Um dos pontos negativos é a ansiedade sentida durante a simulação. Conclusões: a prática de simulação realística como metodologia de ensino aumenta a confiança dos acadêmicos, potencializa o diálogo teórico-prático e propicia um espaço para reflexão da prática profissional.

Palavras-chave: Treinamento por Simulação; Estudantes de Enfermagem; Aprendizagem.


Publicado
23-02-2018
Seção
Educação e Formação em Saúde