LETRAMENTON FUNCIONAL EM SAÚDE E O CURSO DO ENVELHECIMENTO HUMANO – CONCEITOS E APROXIMAÇÕES

  • Samuel Salvi Romero Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Erechim

Resumo

Introdução: O envelhecimento das populações está acelerado. Este processo se caracteriza por alterações que podem trazer desafios quanto à dinâmica saúde-doença. É pertinente entender que para equalizar as dissonâncias relacionadas à oferta de saúde e cuidados às pessoas idosas não é simplesmente fazer mais do que já está sendo feito, mas poder garantir acesso a serviços integrais, centrados no usuário, reconhecendo, inclusive, as falhas na comunicação profissional-usuários. Neste contexto, surge o letramento funcional em saúde. O letramento funcional em saúde é caraterizado pelo processo em que o indivíduo é visto desenvolvendo suas habilidades de escrita e leitura com perfeição, ou, ao menos, com bastante facilidade no sentido de se tornar e/ou permanecer saudável; prevenir e/ou gerenciar a doença. Assim, considera-se importante a avaliação do letramento funcional em saúde na população idosa. Objetivo: Discutir o impacto do Letramento Funcional em Saúde no comportamento em saúde dos idosos. Método: Recorte da dissertação de mestrado intitulada “Letramento Funcional em Saúde de Idosos”. Trata-se de um estudo transversal, exploratório e descritivo, caracterizado como desenho misto de pesquisa, no qual a combinação dos dados quantitativos e qualitativos segue o modelo de convergência ou fusão. Foi realizado com idosos residentes no perímetro urbano de um município do interior do Rio Grande do Sul, no período de agosto a dezembro de 2016. Para a avaliação do Letramento Funcional em Saúde optou-se pela aplicação da versão curta do Test of Functional Health Literay in Adults - Short-TOFHLA. Para a caracterização dos participantes aplicou-se um questionário composto por condicionantes sociais e demográficos e de condições saúde e hábitos de vida. Dos idosos que responderam ao S-TOFHLA foram selecionados aleatoriamente dez (10) para participar em entrevista individual acerca do comportamento de saúde dos participantes, prevendo compreender a influência do LFS na vida dos idosos. Resultados: O Letramento Funcional em Saúde dos idosos se mostrou associado a algumas das variáveis sociodemográficas (sexo; idade; escolaridade; procedência e número de filhos) identificando proximidades entre as escolhas das vivências diárias (comportamento em saúde) e o nível de letramento funcional em saúde. As avaliações dos serviços e das condições de saúde, capacidade física e experiências dos usuários com o sistema de saúde pode afetar o Letramento em Saúde, tendo em vista que neste estudo foi observado 39,4% de idosos com inadequado LFS. O nível de Letramento Funcional em Saúde se mostra inadequado nos idosos com o avançar da idade, incluindo a necessidade de avaliação permanente dos idosos frente às suas capacidades cognitivas, intelectuais e físicas no decorrer do tempo. Estes resultados esperados expressam a relevância de incluir sistemáticas de acompanhamento e preocupação com a postura assumida pelo idoso na decorrência de suas vivencias. Considerações Finais: Aqui se permite ampliar o olhar para serviços completos que sejam pautados na visualização de lógicas integrais, voltadas para o perfil biopsicossocialespiritual do usuário e não somente na identidade curativista da assistência impressa ao longo da história. Espera-se, contudo direcionar pensamentos, logicas, possibilidades que permitam oportunizar vivencias e convivências saudáveis, impreterivelmente seguras e resolutivas, baseadas no determinante LFS.

 

 

Palavras-chave: Alfabetização em Saúde; Envelhecimento da população; Enfermagem comunitária.

 

Biografia do Autor

Samuel Salvi Romero, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Erechim
Enfermeiro. Especialista em Saúde da Família. Mestre em Envelhecimento Humano. Doutorando em Saûde Coletiva. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da URI Campus de Erechim.

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Publicado
24-05-2018
Seção
Saberes e Práticas de Atenção à Saúde