POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO NO SUS E O CAMPO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE

  • Alisson Maurício Monteiro Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Maria Elizabeth Kleba Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de identificar na literatura científica a produção de estudos sobre a humanização na formação profissional em saúde e analisar o emprego dos princípios e diretrizes da Política Nacional de Humanização do Sus - PNH nos currículos universitários. A orientação metodológica caracteriza-se como uma revisão da literatura. O levantamento bibliográfico foi realizado em outubro de 2017 na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nas bases:  BDENF, SciELO e LILACS, utilizando os seguintes descritores controlados: “Formação” e “Humanização”. Foram recuperados 512 resultados, dos quais foram selecionados os artigos que abordavam a humanização e a formação envolvendo estudantes e universidades no Brasil. Devido ao critério de maior visibilidade, foram excluídos: editoriais, teses, dissertações e monografias; por não contemplar a formação no âmbito do ensino universitário, foram excluídos artigos sobre humanização na perspectiva de usuários e profissionais dos serviços; artigos sobre educação permanente e grupos de formação em humanização para profissionais dos serviços (apoiadores institucionais). Permaneceram 120 artigos, dos quais fez-se uma análise preliminar, com a leitura e análise dos resumos, na perspectiva da Análise de Conteúdo, com vistas a identificar as perspectivas de abordagem da humanização em saúde no contexto da formação universitária. Resultados: Da análise preliminar realizada, destaca-se inicialmente que a produção científica acerca da humanização teve grande expressão no período de 2009 a 2012, concentrando cerca de 40% das publicações e que, posteriormente, as publicações foram decrescendo em quantidade, o que refere um “boom” das pesquisas no período pós implantação da PNH e uma perda gradual do interesse sobre o tema no campo científico. Quanto à abordagem da humanização no campo da formação profissional em universidades, os estudos apontam que muitas experiências em humanização são propiciadas nos projetos de extensão universitária, visto a prevalência deste contexto nas publicações analisadas. Pouco se fala na humanização como diretriz nos componentes curriculares, bem como a ausência da referência à PNH no que se refere às práticas docentes sobre humanização da atenção à saúde. Dos estudos que remetem à PNH, faz-se referência à importância dessa política na reorientação do cuidado, ressignificação das relações profissional-usuário, mas pouco se fala da política de humanização como eixo condutor dos processos de reformulação dos currículos da universidade. Conclusões: Destaca-se, a partir da análise preliminar da produção científica, que faz-se necessário novos estudos acerca da humanização no contexto da formação profissional em saúde no contexto das universidade, que congreguem experiências atreladas à curricularização da PNH no âmbito do ensino, da pesquisa e não somente da extensão. Dada a transversalidade da temática humanização em todas as ações em saúde, considera-se que a formação é um caminho potente para a reorientação da atenção aos usuários na perspectiva de garantir o cumprimento dos princípios e diretrizes que orientam os serviços (públicos) de saúde no Brasil.

Palavras-chave: Humanização; Formação; Saúde coletiva.

Biografia do Autor

Alisson Maurício Monteiro, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
Psicólogo, Mestrando do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências da Saúde - Unochapecó.
Maria Elizabeth Kleba, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
Enfermeira, Doutora em Filosofia, Programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais - Unochapecó. Enfermeira, Doutora em Filosofia, Programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais - Unochapecó.
Publicado
21-02-2018
Seção
Educação e Formação em Saúde