AUTOPERCEPÇÃO DE SAÚDE NA VISÃO DOS ESTUDANTES CONCLUINTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA: UMA ABORDAGEM HERMENÊUTICA

  • BIBIANE SIGNOR Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Julia Stanga Rech Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Ricardo Rezer Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Resumo

INTRODUÇÃO: Este estudo faz parte de um conjunto de pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), no âmbito do projeto de longa duração intitulado “Formação no campo da saúde: abordagens epistemológicas”. O objetivo desta pesquisa foi refletir acerca das concepções de saúde dos alunos concluintes do curso de Licenciatura em Educação Física (EF) da Unochapecó. METODOLOGIA: A pesquisa se caracterizou como sendo um estudo observacional, descritivo do tipo transversal. O grupo de colaboradores foi constituído por 28 estudantes concluintes do curso de Licenciatura em EF, e o instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário. Os dados dos questionários dos colaboradores foram agrupados em categorias, facilitando a interpretação dos escritos e contribuindo na capacidade reflexiva de entendimento dos objetivos deste estudo. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Pode-se observar que mais da metade dos colaboradores apresentou uma compreensão de saúde bastante próxima da concepção veiculada pela OMS. Destacaram a presença, mesmo que indireta, da temática “concepções de saúde” em diversas disciplinas do curso, especialmente na disciplina Educação Física, Saúde e Sociedade, citada por mais de 80% dos colaboradores. Apesar dos colaboradores reconhecerem a importância da discussão sobre o assunto ao longo da formação, esse estudo permitiu evidenciar algumas vulnerabilidades referentes à temática em questão. CONCLUSÃO: Concluímos afirmando sobre a importância da EF trabalhar elementos na formação escolar que ampliem a compreensão dos estudantes sobre saúde. Portanto, se torna fundamental ampliar os espaços de estudo e discussão desta temática na formação inicial, especialmente na licenciatura. FONTE FINANCIADORA: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

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Publicado
21-02-2018
Seção
Educação e Formação em Saúde