Monitoria acadêmica em Enfermagem: reflexões a partir da vivência dos monitores

  • Ida Vaz Machado Instituto Federal do Paraná
  • Romário Daniel Jantara Instituto Federal do Paraná
  • Mariangela Gobatto Instituto Federal do Paraná

Resumo

Monitoria acadêmica em Enfermagem: reflexões a partir da vivência dos monitores

 

Ida Vaz Machado [1]

Romário Daniel Jantara [2]

Mariangela Gobatto [3]

 

Eixo: Educação e formação em saúde

Resumo: A monitoria acadêmica caracteriza-se como ferramenta pedagógica que consiste na mobilização de saberes necessários ao desenvolvimento de habilidades técnicas na enfermagem, na medida em que propicia a (re)produção de situações de ensino-aprendizagem em laboratório. Objetiva-se com este trabalho descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem no desempenho de suas atividades de monitoria na disciplina de Fundamentos para o Cuidado de Enfermagem, no período compreendido entre os meses de junho de 2017 a outubro de 2017. Trata-se de um relato de experiência das vivências em monitoria acadêmica da disciplina de Fundamentos para o Cuidado de Enfermagem do curso de Enfermagem do Instituto Federal do Paraná, Campus Palmas, no período referente ao semestre de 2017.2. Esta disciplina é um componente curricular obrigatório do curso, a qual é ofertada no quarto período letivo do curso, subdividida em um componente teórico e um prático, com carga horária total de 180 horas. A organização e desenvolvimento das atividades de monitoria foram definidas em conjunto com a professora da disciplina. Com carga horária semanal de 4 horas, o atendimento aos alunos é feito de forma individualizada ou coletiva, usando, como ferramenta metodológica, a reprodução de técnicas básicas e estudos de caso, a fim de enriquecer e instigar o conhecimento dos mesmos. Neste contexto, observa-se a colaboração dos monitores para com a professora da disciplina, a partir de suas vivências enquanto acadêmicos, permitindo dessa forma, a aproximação da prática docente com as necessidades dos discentes, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas. Isso vem ainda ao encontro da metodologia do curso de graduação em que estão inseridos, que por meio de abordagens contemporâneas, são instigados a desenvolver o protagonismo no processo de aprendizagem. Embora neste componente curricular se explore a dimensão técnica do cuidado em enfermagem, as estratégias voltam-se para o desenvolvimento de competências e habilidades que fundamentam uma formação crítica-reflexiva, que atendam às necessidades sociais em saúde, em sintonia com os princípios e diretrizes que constituem a política do Sistema Único de Saúde (SUS), de modo a formar profissionais com conhecimento e autonomia, não se permitindo serem meros “tarefeiros da enfermagem”. Nesta perspectiva, a monitoria acadêmica se apresenta como agente dinamizador do desenvolvimento de competências e habilidades subsidiárias para uma práxis transformadora. Associa-se assim, a contribuição da monitoria acadêmica em Fundamentos para o Cuidado de Enfermagem do Curso de Graduação em Enfermagem do Instituto Federal do Paraná, Campus Palmas na formação de profissionais sensíveis a necessidade de reorganização das práticas na atenção básica.

 

 

Palavras-chave: Educação em Enfermagem; Enfermagem; Estudantes de enfermagem.

 


[1] Acadêmica de enfermagem, Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas, idavazmachado@yahoo.com

[2] Acadêmico de enfermagem, Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas, r17jantara@outlook.com

[3] Mestre em enfermagem, Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas, mariangela.gobatto@ifpr.edu.br

 

Biografia do Autor

Ida Vaz Machado, Instituto Federal do Paraná
Acadêmica do 8º Período do curso de bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas, técnica em Reabilitação em Dependência Química.
Publicado
23-02-2018
Seção
Educação e Formação em Saúde