DEPRESSÃO E SAÚDE PÚBLICA: A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA

  • ANDREIA LOPES PRUDENTE FACISA CELER FACULDADES
  • Jakeline Garbim FACISA/CELER FACULDADES
  • André Figueiredo Pedrosa FACISA/CELER Faculdades
  • Sandra Zanella FACISA/CELER Faculdades

Resumo

Resumo: Atualmente na contemporaneidade a depressão vem tornando-se cada vez mais presente perante o individuo da sociedade moderna. O súbito aumento de casos envolvendo o transtorno depressivo tem levantado questionamentos não somente no campo da psicologia ou da saúde mental, mas também, na saúde pública. Tendo em vista o crescimento exacerbado de casos de depressão, o presente trabalho tem como objetivo, levantar reflexões sobre as causas da depressão e os efeitos que esta doença acarreta na vida dos sujeitos, bem como, enfatizar a importância incumbida à atenção básica de saúde para prevenção, tratamento e cura de tal patologia.

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de artigos científicos do banco de dados SCIELO e BVS, bem como, por pesquisas bibliográficas, visando uma reflexão acerca da prevenção proposta pela atenção básica de saúde nos casos de depressão.

A depressão demanda de cuidados intermitentes, não apenas em seu estado mais grave, mas de forma concisa, pois, em casos extremos a depressão pode acarretar suicídio, é neste momento que a atenção básica de saúde se mostra de inconfundível importância, pois, a mesma possibilita o primeiro acesso as pessoas depressivas ao Sistema Único de Saúde (SUS), além de não desconsiderar a subjetividade do sujeito.  E através de campanhas e treinamentos não somente para o público alvo, mas também para os profissionais pertencentes à rede publica, a depressão pode ser identificada na atenção básica de saúde bem como a utilização de psicoterapias e medicamentos são recursos utilizados para garantir o bem-estar do sujeito.

O atendimento elaborado pela Saúde pública aproxima não somente o sujeito depressivo, mas também o portador dos principais transtornos mentais, tais como esquizofrenia, a família, para que tais possam participar de forma ativa e benéfica para a recuperação do paciente, pois historicamente tais sujeitos eram isolados da sociedade, a atenção básica de saúde realiza trabalhos visando proporcionar maior autônima para o sujeito depressivo.

Desta forma os procedimentos utilizados pela saúde pública diminuem os leitos utilizados em hospitais, bem como proporcionam um atendimento mais rápido, barato e humanizados ao sujeito depressivo e através de tais intervenções proporciona-se não apenas apoio, mas promoção e prevenção à depressão.

 

Palavras-chave: Atenção básica; Depressão; Saúde pública.

Biografia do Autor

ANDREIA LOPES PRUDENTE, FACISA CELER FACULDADES

 

André Figueiredo Pedrosa, FACISA/CELER Faculdades
Professor dos cursos de Psicologia e Educação Física da FACISA/CELER Faculdades, Coordenador do Grupo de Pesquisa em Psicanálise e Contemporaneidade (GPSIC), Mestre em Psicologia Clínica – PUCRS, Especialista em Saúde da Família – UFSC, Especialista em Psicologia Clínica – CFP, Graduação em Psicologia - PUC Minas
Sandra Zanella, FACISA/CELER Faculdades
Professora do curso de Psicologia da FACISA/CELER Faculdades mestre em educação -PUCRS, Especialista em Magistério Superior – Tuiuti - PR, Especialista em psicopedagogia UCAM RJ, especialista em Comportamento Organizacional, Especialista em Planejamento e Gerenciamento Estratégico PU.CPR, formação de psicólogos – Tuiuti –PR , Licenciatura em Psicologia – Tuiuti - PR, Bacharelado em Psicologia Tuiuti PR.
Publicado
03-03-2018
Seção
Saberes e Práticas de Atenção à Saúde