A ODONTOLOGIA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: INFORMAÇÕES COMO INSTRUMENTOS DE GESTÃO.

  • Soraia Ferreira Caetano de Carvalho Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu

Resumo

Durante muito tempo a odontologia ocupou um lugar solitário dentro dos serviços públicos de saúde. A inclusão do cirurgião-dentista na Estratégia Saúde da Família trouxe um novo paradigma para a saúde bucal, principalmente com o envolvimento da família no comportamento dos pacientes. O presente artigo trata da avaliação do serviço odontológico de uma equipe de saúde bucal na Estratégia da Saúde da Família de um município no estado de Minas Gerais, suas especificidades e nós críticos. O serviço odontológico lócus da pesquisa funcionava no ano de dois mil e quinze com uma equipe formada por uma cirurgia-dentista e uma técnica de saúde bucal, com participação das agentes comunitárias de saúde da equipe da Estratégia Saúde da Família. Tratou-se de análise qualitativa e quantitativa de dados provenientes das fichas clínicas, agenda odontológica e de mapas diários do Sistema de informações da Atenção Básica- SIAB  e do sistema  eSUS do Ministério da Saúde. O estudo identificou o número de pacientes marcados para atendimento por agente comunitária de saúde, as faixas etárias atendidas, indicadores de primeira consulta, procedimentos realizados, tratamentos concluídos e principais motivos que impediram o alcance das metas pactuadas pelo município.  Como forma de organizar a rotina de trabalho foi feito um treinamento pela cirurgiã- dentista com as agentes comunitárias de saúde, que envolveu temas sobre as doenças bucais e a função de cada uma dentro da equipe. Ficou estabelecido que as consultas odontológicas fossem marcadas por microárea dentro da demanda apresentada por elas, respeitando e priorizando as necessidades da população adstrita. Apesar da organização do serviço dentro das diretrizes da Estratégia Saúde da Família, o município apresenta resultados que requerem reavaliação da metodologia de trabalho da equipe de saúde bucal e reorganização da infraestrutura de suporte às ações odontológicas preventivas e curativas. O número de pacientes faltosos interferiu negativamente nas metas pactuadas pelo município junto ao Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da atenção básica, um programa de avaliação do Ministério da Saúde. Diante dos resultados obtidos torna-se necessário uma educação permanente e um contato mais efetivo com essas agentes comunitárias de saúde, para otimização do atendimento, melhoria da gestão e matriciamento dessa equipe.

Biografia do Autor

Soraia Ferreira Caetano de Carvalho, Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu
Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal Fluminense/ Niterói/RJ. Especialista em Gestão Pública pela Fundação João Pinheiro/MG. Especialista em Planejamento e Orçamento Público pela PUC MInas. Graduada em Odontologia pela UNIVALE Governador Valadares/MG Diretora Regional de Saúde por 12 anos no Governo de Minas Gerais. Atualmente Coordenadora do Curso de Odontologia da FACIG. Professora de Introdução à Odontologia e Cariologia da FACIG. Cirurgiã-Dentista do Município de Simonésia MG a 29 anos.

Referências

ANDRADE, J.W.R de. Adequação do trabalho do cirurgião dentista frente às diretrizes da Estratégia Saúde da Família. Trabalho de conclusão de curso apresentado a Universidade Federal de Minas Gerais. Teófilo Otoni, MG. 2010.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Dados populacionais 2017. Disponível em https://www.ibge.gov.br/. Acesso em 12.set.2017

BRASIL. Ministério da Saúde. Critérios e parâmetros para o planejamento e programações de ações e serviços no âmbito do sistema único de saúde. Brasília, 2015. Disponível em file:///C:/Users/COOODONTOLOGIA/Downloads/ParametrosSUS.pdf . Acesso em 12.out.2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. e-SUS atenção Básica. Disponível em http://dab.saude.gov.br/portaldab/esus.php. Acesso em 05.jan.2016.

BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Básica. Histórico de cobertura saúde da família. Brasília, 2000. Disponível em: <http://dab.saude.gov.br/portaldab/historico_cobertura_sf.php.> Acesso em 20/10/2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento da Atenção Básica. Programa Nacional da Melhoria da Qualidade da atenção básica. Disponível em www.saude.gov.br. Acesso em 05.jul.2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento da Atenção Básica. Programa Brasil Sorridente. Brasília, 2004. Disponível em http://www.brasil.gov.br/saude/2013/10/brasil-sorridente acesso em 25.julh.2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria 1631 de 01.out.2015. disponível em file:///C:/Users/COOODONTOLOGIA/Downloads/PT-PAR--METROS%20(1).pdf . Acesso em 12.out.2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Projetos e programas. Saúde da Família, 2000. Disponível em www.saude.gov.br. Acesso em 05.jul.2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Sistema de Informação da Atenção básica. Disponível em http://dab.saude.gov.br/portaldab/siab.php. Acesso em 05.ago..2015.

CARVALHO, S.F.C de. O papel da instância estadual na ampliação da atenção primária à saúde: a avaliação do Programa Saúde em Casa do estado de Minas Gerais. Dissertação Mestrado. 61 p. Universidade Federal Fluminense. Apresentação 15. Julh. 2010.

SILVEIRA FILHO, A.D. A saúde bucal no PSF: o desafio de mudar a prática. 2002. Disponível em http://w2.fop.unicamp.br/dos/saudecoletiva/downloads/A_SB_no_PSF.pdf . Acesso em 15.set

Publicado
21-03-2018
Seção
Planejamento e Gestão dos Sistemas de Saúde