PERCEPÇÕES DAS USUÁRIAS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE EM RELAÇÃO AOS ATENDIMENTOS DA FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO BÁSICA

  • Aline Martinelli Piccinini Unochapecó

Resumo

O presente estudo tem como objetivo relatar as percepções das usuárias do Sistema Único de Saúde em relação à fisioterapia na atenção básica.  Foi aplicado um questionário estruturado com perguntas referentes à fisioterapia e atenção básica no dia 05 de outubro, o mesmo foi realizado no formato de entrevistas individuais com oito usuárias do SUS que participam do grupo da comunidade do CIS Santa Maria – Chapecó SC. As perguntas aplicadas foram: Você já ouviu falar em fisioterapia (Sim ou não)? Já realizou algum atendimento de Fisioterapia (sim ou não – qual)?  O que você sabe sobre a fisioterapia, descrever? O que você compreende como atuação da Fisioterapia na atenção básica? Acredita ser importante a Fisioterapia no centro de saúde? Por quê? Após a aplicação do questionário foram realizadas análises e interpretação dos dados com as respostas obtidas, foram agrupadas e selecionadas as respostas. Dentro os resultados obtidos observamos que todas as usuárias relataram conhecer a fisioterapia. Destas, seis já realizaram atendimento de fisioterapia  e quando questionadas do porque duas relataram tratamento fisioterapêutico em MMSS (membro superior), duas para MMII (membro inferior) e duas para coluna. Quanto ao entendimento sobre a fisioterapia, as respostas obtidas foram que:  “a fisioterapia ajuda a recuperar o movimento”, “que são exercícios e massagem, que ajuda a fortalecer e melhorar a elasticidade e ajuda nas dores e trabalha com o corpo”.  Em relação à pergunta que condizia com a atuação da fisioterapia na atenção básica relataram entender que: “a fisioterapia serve para ajudar nos problemas de cada indivíduo”, “ajuda no movimento”, “realizar exercícios para a população”, “trabalha com acupuntura e pilates,” e uma das participantes não soube relatar algo a respeito. Falando sobre a importância da fisioterapia no centro de saúde: as oito apontaram ser importante, “porque ajuda a recuperar o movimento”, “ajuda a realizar o movimento certo”, “melhora a saúde e serve como prevenção”, “trabalha com o corpo, e em muitos casos, evita a necessidade em realizar cirurgias”. De acordo com os resultados obtidos verifica-se uma fragilidade em relação ao conhecimento da atuação da fisioterapia na atenção básica, pois a falta de informação sobre a atuação da fisioterapia preventiva e a sua inserção em grupos específicos de educação em saúde dificulta uma ação eficiente de ampliação promoção desse tipo de atendimento. A percepção das usuárias sobre os questionamentos do estudo foram mais voltadas para a fisioterapia no nível da reabilitação, devido ela ser ainda muito vista como modelo assistencial curativo. Fazendo com que as usuárias não estabeleçam um vinculo de fisioterapia atuando na atenção básica como promoção de saúde, apenas atuando na parte da reabilitação do paciente.

Biografia do Autor

Aline Martinelli Piccinini, Unochapecó

PERCEPÇÕES DAS USUÁRIAS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE EM RELAÇÃO AOS ATENDIMENTOS DA FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO BÁSICA

 

Caroline Zandonai[1]

Aline Martinelli Piccinini [2]

Josiane Schadeck de Almeida Altemar [3]

Tahiana Cadore Lorenzet Zorzi[4]

 

Eixo: Saberes e práticas de atenção em saúde

 

Resumo: O presente estudo tem como objetivo relatar as percepções das usuárias do Sistema Único de Saúde em relação à fisioterapia na atenção básica.  Foi aplicado um questionário estruturado com perguntas referentes à fisioterapia e atenção básica no dia 05 de outubro, o mesmo foi realizado no formato de entrevistas individuais com oito usuárias do SUS que participam do grupo da comunidade do CIS Santa Maria – Chapecó SC. As perguntas aplicadas foram: Você já ouviu falar em fisioterapia (Sim ou não)? Já realizou algum atendimento de Fisioterapia (sim ou não – qual)?  O que você sabe sobre a fisioterapia, descrever? O que você compreende como atuação da Fisioterapia na atenção básica? Acredita ser importante a Fisioterapia no centro de saúde? Por quê? Após a aplicação do questionário foram realizadas análises e interpretação dos dados com as respostas obtidas, foram agrupadas e selecionadas as respostas. Dentro os resultados obtidos observamos que todas as usuárias relataram conhecer a fisioterapia. Destas, seis já realizaram atendimento de fisioterapia  e quando questionadas do porque duas relataram tratamento fisioterapêutico em MMSS (membro superior), duas para MMII (membro inferior) e duas para coluna. Quanto ao entendimento sobre a fisioterapia, as respostas obtidas foram que:  “a fisioterapia ajuda a recuperar o movimento”, “que são exercícios e massagem, que ajuda a fortalecer e melhorar a elasticidade e ajuda nas dores e trabalha com o corpo”.  Em relação à pergunta que condizia com a atuação da fisioterapia na atenção básica relataram entender que: “a fisioterapia serve para ajudar nos problemas de cada indivíduo”, “ajuda no movimento”, “realizar exercícios para a população”, “trabalha com acupuntura e pilates,” e uma das participantes não soube relatar algo a respeito. Falando sobre a importância da fisioterapia no centro de saúde: as oito apontaram ser importante, “porque ajuda a recuperar o movimento”, “ajuda a realizar o movimento certo”, “melhora a saúde e serve como prevenção”, “trabalha com o corpo, e em muitos casos, evita a necessidade em realizar cirurgias”. De acordo com os resultados obtidos verifica-se uma fragilidade em relação ao conhecimento da atuação da fisioterapia na atenção básica, pois a falta de informação sobre a atuação da fisioterapia preventiva e a sua inserção em grupos específicos de educação em saúde dificulta uma ação eficiente de ampliação promoção desse tipo de atendimento. A percepção das usuárias sobre os questionamentos do estudo foram mais voltadas para a fisioterapia no nível da reabilitação, devido ela ser ainda muito vista como modelo assistencial curativo. Fazendo com que as usuárias não estabeleçam um vinculo de fisioterapia atuando na atenção básica como promoção de saúde, apenas atuando na parte da reabilitação do paciente.

 

Palavras- chave: Atenção primária á saúde; Integralidade da atenção; Fisioterapia;

 

 


[1]Acadêmica do 8° período do curso de Fisioterapia, Universidade Comunitária da Região de Chapecó- UNOCHAPECÓ, caroline_zandonai@unochapeco.edu.br

2 Mestre em Ciências do Movimento Humano, Unochapecó, alinepiccinini@unochapeco.edu.br

3 Doutora em Ciências da Saúde, Unochapecó, josianea@unochapeco.edu.br

4Especialista em Fisioterapia do Trabalho, Unochapecó, tahiana@unochapeco.edu.br

 

 

Referências

CASTRO, Shamyr Sulyvan de; JUNIOR, G. Cipriano; MARTINHO, A. Fisioterapia no programa de saúde da família: uma revisão e discussões sobre a inclusão. Fisioterapia em movimento, v. 19, n. 4, 2017.

DELAI, Kéllin Daneluz; WISNIEWSKI, Miriam Salete Wilk. Inserção do fisioterapeuta no Programa Saúde da Família. Revista Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, 2011.

FONTES LOURES, Liliany; SOUZA SILVA, Maria Cecília de. A interface entre o trabalho do agente comunitário de saúde e do fisioterapeuta na atenção básica à saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, n. 4, 2010.

FORMIGA, Nicéia Fernandes Barbosa; RIBEIRO, Kátia Suely Queiroz Silva. Inserção do fisioterapeuta na Atenção Básica: uma Analogia entre Experiências Acadêmicas e a Proposta dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Revista brasileira de ciências da Saúde, v. 16, n. 2, p. 113-122, 2012.

JUNG DA SILVA, Daysi; DA ROS, Marco Aurélio. Inserção de profissionais de fisioterapia na equipe de saúde da família e Sistema Único de Saúde: desafios na formação. Ciência & Saúde Coletiva, v. 12, n. 6, 2007.

PORTES, Leonardo Henriques et al. Atuação do fisioterapeuta na Atenção Básica à Saúde: uma revisão da literatura brasileira. Revista de APS, v. 14, n. 1, 2011.

Publicado
03-03-2018
Seção
Saberes e Práticas de Atenção à Saúde