INTERVENÇÕES FISIOTERÁPICAS VOLTADAS A PROMOÇÃO DA SAÚDE NAS TURMAS DO 4º e 5º ANO DE UMA ESCOLA PRIVADA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Welisson Moreira Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECO

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência acadêmica em uma escola privada de Chapecó – SC, onde foram realizadas intervenções fisioterápicas nas turmas do 4º e 5º ano. Foram realizadas seis visitas na escola com duração de 50 minutos, sendo que na primeira intervenção foi efetuado a territorialização do espaço. No segundo dia foram feitas atividades de curiosidades e explicações do o corpo humano, como: principais sistemas, principais ossos, músculos e articulações. Na terceira intervenção, realizamos atividades para auxiliar na concentração e coordenação dos alunos com atividades de meditação e motricidade fina, após foram realizadas orientações para melhora da postura no dia a dia. Um teatro sobre saúde foi o tema da quarta intervenção, com o propósito de realçar os principais cuidados que devem ser tomados para uma saúde eficaz. Nessa atividade utilizou-se linguagem apropriada a idade para que os alunos tivessem um bom entendimento também foi utilizado da ludicidade para que houvesse uma maior interação e participação dos alunos. O quarteto da felicidade foi a quinta intervenção, onde foi explorado atividades que liberassem  dopamina, serotonina, endorfina e ocitocina. Através de atividades simples como, ficar ao sol, dar abraços, dar e receber presentes e até mesmo relembrar bons acontecimentos passados. Ao final foi proposto uma série de alongamentos. Na última intervenção foi elaborado uma gincana entre as duas turmas com todas as temáticas e assuntos abordados ao longo das intervenções. Ao final foi realizada atividade de agilidade e atenção, um jogo da velha dinâmico. Essa atividade consistia em um integrante de cada turma realizar um percurso com obstáculos, correr uma pequena distância e posicionar o colete dentro dos bambolês formando assim um jogo. Percebeu se que a grande maioria dos alunos apresentava o peso das mochilas acima do recomendado, pois carregam materiais sem utilidade: brinquedos, lanches em excesso, livros de colorir, adereços novos para mostrar para os amigos. Observamos ao final das intervenções o aproveitamento das informações por alunos e professores, assim como a importância do profissional fisioterapeuta dentro do ambiente escolar. Esse profissional pode atuar positivamente com orientações estratégicas que podem evitar complicações futuras decorrentes do excesso de peso e posicionamento inadequado corporal, o que compromete a qualidade de vida na fase adulta. A abordagem das posturas adequadas juntamente com a ludicidade das atividades no âmbito escolar pode diminuir os riscos dos problemas derivados do uso inadequado das mochilas e/ou bolsas, diminuindo as dores musculoesqueléticas que poderão surgir no decorrer dos anos.

Referências

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Publicado
23-02-2018
Seção
Educação e Formação em Saúde