SUGESTÃO DE UM QUESTIONÁRIO PARA DEFINIR O PERFIL DOS ESTUDANTES DE MEDICINA E A ESCOLHA DA MEDICINA COMO PROFISSÃO

  • Taiane Laila Schmidt Ferreira Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Bruna Luiza Garbo Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Resumo

Objetivo: Propor um questionário adequado para o delineamento do perfil dos ingressos do curso de medicina. Método: O questionário deve conter, no mínimo, os seguintes elementos: idade (em anos), sexo (masculino ou feminino), raça/cor/etnia (branco, pardo, preto, amarelo ou indígena), renda do grupo familiar (0 a 3 salários mínimos, 3 a 5 salários mínimos, 5 a 8 salários mínimos ou mais que 8 salários mínimos), tempo de curso preparatório até o ingresso na instituição de ensino (em semestres), número de vestibulares prestados para medicina (desde o início da preparação até o ingresso), número de instituições distintas para as quais esses vestibulares foram prestados, principal motivação pela escolha do curso (vocação, altruísmo, fatores financeiros, status ou outro), fatores que influenciaram essa decisão (pais, parentes, mídia, escola ou outro) e a especialidade médica pretendida (questão aberta). Resultados: O levantamento da idade, do sexo, da raça/cor/etnia e da renda do grupo familiar são necessários para analisar os dados socioeconômicos do ingresso, obtendo informações básicas, porém essenciais, para a descrição do seu perfil. Quanto à questão relacionada ao tempo de curso preparatório até o ingresso na instituição de ensino, pode ser feita uma análise quanto ao tempo médio levado pelos acadêmicos até a entrada no curso de medicina. As questões referentes ao número de vestibulares realizados e ao número de instituições distintas para as quais esses vestibulares foram prestados podem servir de fomento para uma análise quanto à busca do acadêmico por uma universidade específica ou apenas pela aprovação no curso. A questão referente à principal motivação para a escolha da medicina como profissão tem como propósito avaliar se a preferência pelo curso ocorre por questões de aptidão ou por mero destaque social. Outra problemática pode ser levantada através do questionamento dos fatores que influenciaram a decisão pelo curso, que pode sugerir uma imposição familiar ou uma inclinação do próprio entrevistado.  Por fim, a questão referente à especialidade médica pretendida pode servir como base para reflexão sobre o autoconhecimento dos entrevistados e sobre o conhecimento do curso de medicina por parte destes, além de expor as especialidades com precariedade de adeptos. Conclusão: Através da aplicação do questionário apresentado, pode-se extrair dados importantes para o delineamento do perfil do futuro profissional médico. Tais dados podem ser usados para fins diversos, como apontar a necessidade de uma maior divulgação de especialidades médicas pouco citadas pelos entrevistados.

 


Palavras-chave: Estudantes de Medicina; Questionário; Profissão médica.

 

Biografia do Autor

Taiane Laila Schmidt Ferreira, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
Graduanda de Medicina da Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Bruna Luiza Garbo, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
Graduanda de Medicina da Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Publicado
09-04-2018
Seção
Educação e Formação em Saúde