HUMANIZA SUS: CONTRIBUIÇÕES DE OFICINAS DE SENSIBILIZAÇÃO PARA A MUDANÇA DO MODELO ASSISTENCIAL

  • tatiane souza universidade federal da fronteira sul
  • Gabriela Flores Dalla Rosa universidade federal da fronteira sul
  • Lilia Rosa Leyva Urquiza Prefeitura Municipal de Chapecó
  • Marta Jurema Rodrigues Dos Santos Prefeitura Municipal de Chapecó
  • Daniela Savi Geremia universidade federal da fronteira sul
  • Jaqueline Rossari Prefeitura Municipal de Chapecó

Resumo

Resumo: O objetivo deste estudo é relatar as contribuições de oficinas de humanização para a equipe multiprofissional e comunidade realizadas para profissionais da rede municipal de saúde de um município do oeste catarinense. Trata-se de um relato de experiência de integração entre ensino e serviço que ocorreu a partir da percepção de acadêmicas do estágio curricular supervisionado em enfermagem na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e de uma médica da estratégia de saúde da família (ESF) do município de Chapecó-SC. Foram realizadas três oficinas de humanização nos horários da reunião de equipe durante o segundo semestre de 2017 e cada uma destas abordou um tema relacionado a humanização no Sistema Único de Saúde (SUS), no intuito de sensibilizar a equipe multiprofissional da ESF em promover maior satisfação dos usuários. As oficinas foram realizadas por docentes da Universidade Federal da Fronteira Sul, através de uma parceria com a secretaria municipal de saúde e a prefeitura de Chapecó-SC. Entretanto, cabe destacar que estas oficinas estão sendo realizadas pelas três universidades localizadas no município, a saber: UFFS, Unochapecó e UDESC e fazem parte de uma proposta de resgate da política nacional de humanização – Humaniza SUS. As três oficinas utilizaram metodologias ativas de ensino e aprendizagem. O primeiro encontro foi a sensibilização sobre o conceito de humanização. O segundo encontro estimulou a reflexão e debate sobre diferentes tipos de atendimento com o uso de tecnologias leves, como a qualificação da escuta. O terceiro momento foi proposto que cada equipe elencasse os principais problemas e estratégias de lida com os usuários, casos reais, que desafiavam a atuação dos profissionais. Um dos casos relatados, na última oficina, foi de um usuário recorrente que se encontrava em tratamento na Unidade de saúde a bastante tempo sem apresentar melhoras do quadro, constantemente irritado e sem motivação. O relato da médica foi a mudança na forma de atendimento ao usuário. Disse a médica: “eu parei, larguei o computador e olhei bem de frente para ele, lembrei das oficinas do Humaniza SUS, e então perguntei: Senhor “João” me fale sobre o seu coração, o que você está sentindo, como está sua vida?” Nesse momento, ele impressionado com pergunta, chorou e falou sobre sua vida pessoal e as situações que faziam ele estar na unidade toda semana. A médica conseguiu conhecer melhor o seu “João” e definir novas estratégias de intervenção para tratar àquela diabetes e hipertensão descontrolada que necessitava muito mais que medicação. Esse relato emocionante da médica, sobre a mudança de modelo de atenção à saúde a partir da consulta médica, nos mostrou o quanto as contribuições das oficinas do projeto Humaniza SUS podem ser inspiradoras para o fortalecimento do vínculo para atendimento dos usuários. Além disso, reforçando algo que sempre esteve presente desde sua formação que é o poder da escuta.

Palavras-chave: SUS; Saúde Pública; Humanização da Assistência.

Publicado
03-03-2018
Seção
Saberes e Práticas de Atenção à Saúde