EDUCAÇÃO EM SAÚDE E SAÚDE PÚBLICA: UMA REFLEXÃO ACERCA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA

  • Jakeline Garbim FACISA/CELER FACULDADES- XAXIM
  • Andréia Lopez Prudente FACISA/CELER FACULDADES- XAXIM
  • André Figueiredo Pedrosa FACISA/CELER FACULDADES- XAXIM

Resumo

Eixo1: Educação e formação em saúde.

Resumo: A educação em saúde pode ser considerada uma imprescindível ferramenta de promoção e prevenção da saúde, estando atrelada a diferentes dimensões: políticas, ambientais, sociais, culturais, psíquicas, dentre outras, e que envolvem um emaranhado de conteúdos e técnicas pertinentes, indo de encontro ao seu propósito de buscar por meio de ações educativas o bem estar do ser humano, enquanto indivíduo e/ou grupo presente em sociedade. O objetivo do presente trabalho define-se pela reflexão teórica acerca da temática de educação em saúde, bem como de suas técnicas, e o papel da população neste processo educativo e preventivo da saúde. Trata-se de um estudo teórico qualitativo e bibliográfico que busca uma reflexão sobre as medidas tradicionais utilizadas sobre a temática, como por exemplo, as campanhas específicas de prevenção em saúde. Deste modo, verificou-se que outras formas de educação em saúde necessitam ser repensadas, apoiadas em planejamentos sob uma abordagem colaborativa, participativa e dialética para que esta venha a atingir seus propósitos e contribuir para que os usuários assumam a posição de agente ativo na construção de medidas que visam atender os princípios norteadores da atenção básica, principalmente, à promoção e prevenção da saúde da população. Pode-se concluir que a educação em saúde precisa ser corriqueira nos serviços de saúde pública e que a participação social se apresenta como um fator contribuinte para o desenvolvimento de ações voltadas para a qualidade de vida e bem estar da saúde da população, bem como na intervenção e criação das políticas públicas e dos recursos necessários para a concretização destas ações.

 

Palavras-chave: Educação em saúde; Promoção da saúde; Atenção básica.

Biografia do Autor

Jakeline Garbim, FACISA/CELER FACULDADES- XAXIM
Acadêmica do 4º período do curso de Psicologia da Celer Faculdades. Integrante do grupo de pesquisa em Psicanálise e Contemporaneidade (GPSIC).
Andréia Lopez Prudente, FACISA/CELER FACULDADES- XAXIM
Acadêmica do 4º período do curso de Psicologia da Celer Faculdades. Integrante do grupo de pesquisa em Psicanálise e Contemporaneidade (GPSIC).
André Figueiredo Pedrosa, FACISA/CELER FACULDADES- XAXIM
Professor dos cursos de Psicologia e Educação Física da FACISA/CELER Faculdades, Coordenador do Grupo de Pesquisa em Psicanálise e Contemporaneidade (GPSIC), Mestre em Psicologia Clínica – PUCRS, Especialista em Saúde da Família – UFSC, Especialista em Psicologia Clínica – CFP, Graduação em Psicologia - PUC Minas.
Publicado
20-02-2018
Seção
Educação e Formação em Saúde