ATIVIDADE FÍSICA, TRATAMENTO DE LESÕES E SAÚDE MENTAL: INTERFACES DO TRABALHO EM SAÚDE PÚBLICA

  • Thiego da Silva Socoloski CELER Faculdades
  • André Figueiredo Pedrosa FACISA/CELER Faculdades
  • Lígia Tressoldi FACISA/CELER Faculdades
  • Jakeline Garbim FACISA/CELER Faculdades

Resumo

Resumo: o objetivo deste trabalho é relacionar teoricamente a prática de exercícios físicos na atenção básica, com o processo de reabilitação de lesões físicas e as suas consequências para melhora da saúde mental dos usuários de saúde. Para a realização deste trabalho foi realizada uma pesquisa com delineamento qualitativo e revisão bibliográfica sobre os temas exercício físico, saúde mental e reabilitação de lesões. O campo de atuação do profissional da educação física é muito amplo, bem como, as aplicações práticas de seu trabalho, podendo ser realizada de forma preventiva, através da promoção de saúde ou da reabilitação de lesões. Nessa direção de atuação, como profissional da atenção básica, o educador físico, pode atuar nas equipes dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF), equipe multiprofissional criada com o intuito de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade.Atuando prioritariamente com grupos de exercícios físicos e em conjunto com profissionais de outras especialidades de maneira compartilhada. Dentre essas especialidades está o psicólogo. Muitas pessoas procuram esses grupos de atividade física como forma de reabilitação de lesões e periodicamente, junto com essas lesões vem problemas de cunho mental, como depressão, ansiedade, dentre outras. Nesses grupos de exercício físico, o profissional da educação física, realiza atividades de força, equilíbrio, coordenação e atividades cooperativas.  O profissional da psicologia atua de maneira integrada, em atividade pontuais, tais como atendimentos clínicos, ou acompanhando os usuários nas atividades coletivas, avaliando e intervindo para melhora das doenças mentais apresentadas pelas pessoas e promovendo as relações interpessoais dos participantes em prol de uma recuperação. O principal objetivo de um trabalho de reabilitação física e mental, é proporcionar ao paciente que este volte as atividades da vida diária (AVD) da maneira mais rápida e eficiente possível. De dessa forma, pode-se concluir a eficácia das práticas de atividades clínicas compartilhadas nas ações propostas na atenção básica, sendo possível observar através da atuação prática, que um trabalho conjunto, entre o profissional da educação física e o psicólogo, otimiza a reabilitação das pessoas em tratamento, fazendo com que os usuários de saúde tenham melhoras significativas em um menor período de tempo.

.

Palavras-chave: Exercício. Reabilitação. Saúde mental. Saúde Pública.

 

Biografia do Autor

Thiego da Silva Socoloski, CELER Faculdades
Pós-Graduando em Fisiologia Aplicada ao Treinamento desportivo na Celer Faculdades. Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado em Educação Física Licenciatura e Educação Física Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria.
André Figueiredo Pedrosa, FACISA/CELER Faculdades
Professor dos cursos de Psicologia e Educação Física da FACISA/CELER Faculdades, Coordenador do Grupo de Pesquisa em Psicanálise e Contemporaneidade (GPSIC), Mestre em Psicologia Clínica – PUCRS, Especialista em Saúde da Família – UFSC, Especialista em Psicologia Clínica – CFP, Graduação em Psicologia - PUC Minas.
Lígia Tressoldi, FACISA/CELER Faculdades

Graduada em Educação Física pela FACISA/Celer Faculdades e atualmente faz especialização em

Fisiologia Aplicada ao Treinamento Desportivo/ Personal Training nesta mesma instituição.

Jakeline Garbim, FACISA/CELER Faculdades
Acadêmica do 4º período do curso de Psicologia da Celer Faculdades.  Integrante e monitora do grupo de pesquisa em Psicanálise e Contemporaneidade (GPSIC).
Publicado
03-03-2018
Seção
Saberes e Práticas de Atenção à Saúde