USO DE MAQUETES NO ENSINO DE ENFERMAGEM

  • Gabriella De Moraes Oliveira Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI
  • Vitor Samuel Scheffler Panke Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • Catiele Raquel Schmidt Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • Pâmella Pluta Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • Fabiano Pereira Dos Santos Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Resumo

OBJETIVO: Refletir acerca do uso de metodologias ativas e de maquetes durante a graduação em Enfermagem. METODOLOGIA: estudo descritivo, tipo relato de experiência, elaborado por estudantes do terceiro semestre de Enfermagem, a partir do uso de MP e de maquetes na disciplina de Teorias e Sistematização da Assistência de Enfermagem que ocorreu no segundo semestre de 2016, em uma universidade privada do sul do Brasil. RESULTADOS: O uso de metodologia ativa visa estimular a iniciativa do estudante e responsabilizá-lo pelo seu processo de aprendizagem, de maneira ativa. Neste ínterim, o professor é fundamental na mediação e o material didático utilizado em sala de aula, pode potencializar a explicação da temática, torná-la mais atrativa e desta forma, despertar o interesse do estudante, de maneira a facilitar a concentração, o entendimento e a compreensão. Ainda, auxilia a materializar e significar o conteúdo estudado, em especial, nos primeiros semestres dos cursos de graduação. Dentre os métodos que podem ser utilizados, o uso de maquetes, pode ser considerado uma experiência facilitadora, pois permite maior participação e envolvimento do estudante. A atividade proposta de elaborar maquetes a respeito das teorias, atribuiu aos alunos, necessidade de leitura e reflexão, para ter compreensão ampla e confeccionar as maquetes em grupo, o que exigiu atitude e responsabilidade dos mesmos. Ainda, destaca-se a necessidade de atividades extraclasse, para a conclusão do trabalho, de modo a fomentar o aluno a pesquisa em livros, artigos acadêmicos, além de desenvolver autonomia e hábitos de estudo.  Após a elaboração e construção da maquete, os grupos realizaram discussão com a turma, tendo como base o modelo físico construído, que permitiu melhor fixação do conteúdo, de maneira didática, responsabilizando os alunos pela construção de seu conhecimento. CONCLUSÃO: A elaboração das maquetes permitiu visualizar as teorias e compreende-las em sua integralidade. Possibilitou o protagonismo dos envolvidos na construção, bem como a troca coletiva do saber, que marca positivamente os primeiros semestres da graduação devido o empoderamento do aluno.

Palavras-chave: Enfermagem; Enfermagem em Educação; Teoria de Enfermagem.

Biografia do Autor

Gabriella De Moraes Oliveira, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI
Acadêmica do curso de Enfermagem Unijuí. Bolsista PIBIC/CNPQ. do projeto Segurança do Paciente: Percepção de Profissionais de Saúde. E-mail: gabriella-aihe@hotmail.com
Vitor Samuel Scheffler Panke, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
Acadêmico do curso de Enfermagem Unijuí. Bolsista PIBIC/CNPQ. E-mail: vitorpanke@gmail.com
Catiele Raquel Schmidt, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
Acadêmica do curso de Enfermagem Unijuí. Bolsista PIBIC/CNPq do projeto Segurança do Paciente: Percepção de Profissionais de Saúde. E-mail: cati.schmidt94@gmail.com
Pâmella Pluta, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
Acadêmica do curso de Enfermagem Unijuí. Bolsista PIBIC/CNPQ. E-mail: pluta.pamella@bol.com.br
Fabiano Pereira Dos Santos, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
Enfermeiro, graduado pela Unijui. Mestrando em Enfermagem na Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM. E-mail: fabiano.santos@unijui.edu.br
Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Enfermeira, Doutora em Ciências. Docente do corpo permanente do Mestrado em Atenção Integral a Saúde da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. adri.saudecoletiva@gmail.com

 

Publicado
20-02-2018
Seção
Educação e Formação em Saúde