USO DE MAQUETES NO ENSINO DE ENFERMAGEM
Resumo
OBJETIVO: Refletir acerca do uso de metodologias ativas e de maquetes durante a graduação em Enfermagem. METODOLOGIA: estudo descritivo, tipo relato de experiência, elaborado por estudantes do terceiro semestre de Enfermagem, a partir do uso de MP e de maquetes na disciplina de Teorias e Sistematização da Assistência de Enfermagem que ocorreu no segundo semestre de 2016, em uma universidade privada do sul do Brasil. RESULTADOS: O uso de metodologia ativa visa estimular a iniciativa do estudante e responsabilizá-lo pelo seu processo de aprendizagem, de maneira ativa. Neste ínterim, o professor é fundamental na mediação e o material didático utilizado em sala de aula, pode potencializar a explicação da temática, torná-la mais atrativa e desta forma, despertar o interesse do estudante, de maneira a facilitar a concentração, o entendimento e a compreensão. Ainda, auxilia a materializar e significar o conteúdo estudado, em especial, nos primeiros semestres dos cursos de graduação. Dentre os métodos que podem ser utilizados, o uso de maquetes, pode ser considerado uma experiência facilitadora, pois permite maior participação e envolvimento do estudante. A atividade proposta de elaborar maquetes a respeito das teorias, atribuiu aos alunos, necessidade de leitura e reflexão, para ter compreensão ampla e confeccionar as maquetes em grupo, o que exigiu atitude e responsabilidade dos mesmos. Ainda, destaca-se a necessidade de atividades extraclasse, para a conclusão do trabalho, de modo a fomentar o aluno a pesquisa em livros, artigos acadêmicos, além de desenvolver autonomia e hábitos de estudo. Após a elaboração e construção da maquete, os grupos realizaram discussão com a turma, tendo como base o modelo físico construído, que permitiu melhor fixação do conteúdo, de maneira didática, responsabilizando os alunos pela construção de seu conhecimento. CONCLUSÃO: A elaboração das maquetes permitiu visualizar as teorias e compreende-las em sua integralidade. Possibilitou o protagonismo dos envolvidos na construção, bem como a troca coletiva do saber, que marca positivamente os primeiros semestres da graduação devido o empoderamento do aluno.
Palavras-chave: Enfermagem; Enfermagem em Educação; Teoria de Enfermagem.