APRENDER E REFLETIR BRINCANDO: PROFISSIONAIS DA SAÚDE ATUANDO NA ESCOLA

  • Juliane Christofari da Silva UPF
  • Angélica Zanettini UPF- Universidade de Passo Fundo
  • Andressa Wrzesinski Psicóloga, Residente em Cardiologia da Universidade de Passo Fundo- UPF/ RS
  • Carla Andréa Kerber Enfermeira, Mestre em Assistência de Enfermagem – Professora do Programa de Residência em Cardiologia da Universidade de Passo Fundo- UPF/ RS
  • Juliana Nunes Ferreira Fisioterapeuta, Residente em Cardiologia da Universidade de Passo Fundo- UPF/ RS

Resumo

A promoção da saúde tem recebido destaque, principalmente nas últimas décadas, onde a partir de um entendimento ampliado do conceito de saúde, bem como da implementação/implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) e das discussões sobre as novas políticas no setor. Diversas áreas do conhecimento começaram a estruturar suas práticas em torno da prevenção e da promoção de saúde, indo além da transmissão de informações, visando incentivar e facilitar as ações. A escola é um importante espaço para a formação dos estudantes, isso ocorre através do processo de ensino-aprendizagem, e uma maneira de sensibilizá-los sobre a temática saúde, é através da realização de promoção da saúde neste espaço. Principalmente no que se refere ao desenvolvimento de ações em saúde para as crianças e os adolescentes, que são os principais veículos de disseminação das informações e realiza papel fundamental na formação de todos os âmbitos da vida, seja ele biológico, psicológico, espiritual e social. Tínhamos como objetivo desenvolver atividades de promoção e educação em saúde cardiovascular com crianças no ambiente escolar, estimulando o senso crítico perante os hábitos de vida, sensibilizando-os sobre a importância do autocuidado. Trata-se de uma gincana, desenvolvida por profissionais de diferentes áreas da saúde, em uma escola de ensino fundamental da cidade do RS, com participação de 45 alunos e duração de 4 horas, a gincana foi composta por seis tarefas, sendo café da manhã, caminhada, almoço, corrida, lanche e hora da diversão, as atividades simularam atividades de rotina diária e de alimentação, foi solicitado que formassem dois grupos, A e B e incumbimos os participantes a escolher um nome para a equipe, para que ambos criassem vínculo e interagissem, para melhor identificação utilizamos de braçadeiras de TNT de cor vermelha e azul, como estímulo e premiação, no final da gincana todos os participantes receberão squeezes ressaltando a importância da ingesta hídrica e medalhas de ouro para o primeiro lugar e bronze para o segundo lugar. Através desta atividade foi possível perceber que por mais debatido que seja sobre, alimentação saudável e exercícios físicos as crianças ainda apesentavam diversas dúvidas e curiosidades, tentamos de maneira diferenciada colocar em foco as verdadeiras necessidades, de se manter um viver saudável e com qualidade, visando assim à diminuição de agravos e consequências/doenças para adultos jovens mais saudáveis.

Biografia do Autor

Juliane Christofari da Silva, UPF
Enfermeira, Residente em Cardiologia da Universidade de Passo Fundo-UPF/ RS
Angélica Zanettini, UPF- Universidade de Passo Fundo
Enfermeira, Residente em Cardiologia da Universidade de Passo Fundo-UPF/ RS
Publicado
20-02-2018
Seção
Educação e Formação em Saúde