A GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM ATRAVÉS DA PROPOSTA METODOLÓGICA DE NÚCLEOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Ana Maira Teló Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/SC
  • Maiara Lussani Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Karen Cristina Kades Andrigue Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Resumo

Resumo: Relatar a experiência de graduados em Enfermagem, quanto à sua formação pela proposta metodológica de núcleos de formação, metodologia na qual as áreas de conhecimento gerais e específicas são agrupadas por afinidade formando núcleos de conhecimentos. O Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) foi implantado no ano de 2000. Mas nos últimos anos organizou sua proposta pedagógica em núcleos de conhecimento, abandonando o modelo disciplinar de organização curricular. Desta forma, ao ingressar no curso deparamo-nos com a proposta de formação acadêmica integrada, para qual utilizaram três componentes para formar o eixo curricular do curso, sendo estes: promoção da saúde, cuidado holístico e gestão e gerência. Para atender a proposta do curso cumpriu-se 4.100 horas, oferecidas em 9 semestres e 17 núcleos. A vivência da graduação em Enfermagem através de componentes curriculares agrupados por núcleos apresentou potencialidades à formação, porém enquanto estudantes observamos algumas fragilidades. Dentre as inúmeras potencialidades, podemos enfatizar a disponibilidade dos professores para sanar dúvidas da totalidade dos conteúdos dos núcleos, pois apesar das aulas serem divididas considerando a formação específica do professor, os mesmos sempre se dispunham a colaborar na formação integral e na integralização do conteúdo. Também destacamos a importância das visitas técnicas realizadas aos diversificados cenários de prática profissional, pois possibilitaram o reconhecimento dos serviços nos quais o enfermeiro está inserido. Contudo, emergiram algumas fragilidades, como as atividades avaliativas, para as quais acumulavam-se muitos conteúdos, dificultando o processo de aprendizagem e levando à diminuição do rendimento ou permitindo ainda que o estudante obtivesse conceito para aprovação sem ter se apropriado de conteúdos fundamentais. Ainda sobre as atividades avaliativas escritas, evidenciou-se a dificuldade de integrar os conteúdos nucleados entre si, em momentos as questões eram integradas, porém extensas e cansativas, enquanto outras questões apareciam com o conteúdo isolado. Além disso, enquanto fragilidades salientamos a organização do cronograma, pois este era sistematizado com aulas no turno matutino e inserções de duas à três aulas no período vespertino. No entanto, as aulas vespertinas não eram fixas, intercalando os dias da semana, o que compreendemos como fragilidade, pois impossibilitou à inserção em atividades de extensão e pesquisa, bem como à manutenção de vínculos externos à universidade pelo estudante. À metodologia embasada nos núcleos permitiu à articulação de conteúdos para a formação em Enfermagem, aproximando o estudante das competências previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Oportunizando que habilidades e atitudes, fossem conquistadas ao longo da formação, a partir das experiências de vida e de aprendizagem. Contudo, como supracitado, acreditamos que algumas fragilidades relacionadas ao cronograma e atividades avaliativas possam ser revisadas.

Biografia do Autor

Ana Maira Teló, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/SC
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2017). Foi membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Participacão Social (2015-2016) e bolsista do Projeto de Pesquisa Participação Social e Politica Nacional de Atenção Integral a Saúde LGBT no processo de formação em saúde na Unochapecó (2015). Atuou como voluntária do Programa de Extensão: Atenção e Cuidado à Criança e Adolescente: Sorriso para a Vida - Projeto Doenças Transmissíveis (2016). Integrou a Liga Acadêmica de Saúde da Família (LASF) na UNOCHAPECÓ como membro da diretoria de Ensino (2017). Atualmente é professora supervisora de estágio do Curso de Técnico de Enfermagem do SENAC/SC.
Maiara Lussani, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Graduação em andamento em enfermagem pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ. Foi vice-Presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem da UNOCHAPECÓ (2016).

Karen Cristina Kades Andrigue, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Contestado (2003) e Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2015). Atualmente é professor titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó atuando no curso de Enfermagem como Coordenadora do Curso e nas Disciplinas de Gestão e Gerenciamento e Saúde da Criança.Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, gestão e gerenciamento,cuidados de enfermagem e s saúde da criança e adolescente.
Publicado
20-02-2018
Seção
Educação e Formação em Saúde