INTERFACE ENTRE FORMAÇÃO E A PLANIFICAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: PERCEPÇÕES ACADÊMICAS
Resumo
Resumo: objetivando descrever a experiência da inserção de um estudante de enfermagem na Região de Saúde pioneira do processo de Planificação da Atenção Primária em Saúde (APS), a apresentação do presente estudo trata-se de um relato de experiência, vivenciado por meio da atuação do estudante na 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), que integra a região central do estado Rio Grande do Sul. A experiência foi oportunizada mediante o estágio de graduação no primeiro semestre de 2017. A região da 4ª CRS é subdividida em duas microrregiões de saúde: Região Entre Rios, que integra onze municípios e Região Verdes Campos, constituída por vinte e um municípios. Diante dos desafios que o Sistema Único de Saúde (SUS) vem enfrentando, surge a necessidade de reorganizar e qualificar atenção à saúde. Nesta lógica, foi proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), a implementação do processo de Planificação da APS, no qual teve adesão de 17 municípios da 4ª CRS. A Planificação da saúde tem como objetivo fortalecer e qualificar através do planejamento estratégico o processo de trabalho da equipe que atua na atenção básica. Nesta percepção metodológica, a inserção dos estudantes no cenário de gestão em saúde é importante na qualificação do processo de formação. A concepção ampliada e articulada do processo de gestão permite ao estudante vivenciar experiências que auxiliam a compreender, por meio de uma postura crítica e reflexiva, as fragilidades que podem ser evidenciadas nos cenários dos serviços de saúde dos municípios. A Planificação em saúde na região articulou-se às metodologias ativas e desta forma, reorganizou o processo de trabalho das equipes atuantes na 4ª CRS, assim como tutores e apoiadores internos das unidades laboratoriais. Evidencia-se que as mudanças ocorridas com implementação das Políticas Públicas em Saúde, refletem nas instituições de ensino superior, reafirmando a necessidade de um processo de readequação das diretrizes curriculares, inserindo os estudantes nos diferentes cenários da Rede de Atenção à Saúde (RAS). Nesse ínterim considera-se necessário a atuação de estudantes do curso de enfermagem em ambientes interdisciplinares, permitindo uma formação em saúde com percepção ampliada sobre a organização das RAS. Conclui-se que a experiência de atuar durante o processo de formação acadêmica no cenário de gestão em saúde é complexo e desafiador, mas necessário diante da organização sistêmica do SUS. Evidencia-se como fundamental uma formação que vai ao encontro das necessidades apresentadas pelos contextos de saúde atuais, sendo relevante que este futuro profissional tenha capacidade, habilidade e conhecimento em gestão de saúde.
Palavras-chave: Atenção primária à saúde; Gestão em saúde; Planejamento.