A APLICABILIDADE DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL (PES) NOS ESPAÇOS DE ATENÇÃO À SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Carolyne Diehl Stuani Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapeco
  • Andressa Ransolin Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Bianca Joana Mattia Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Resumo

 

Resumo: Relatar a experiência da aplicabilidade do Planejamento Estratégico Situacional (PES), nos espaços de Atenção à Saúde pelos estudantes de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência, sobre o exercício da aplicação do PES, no primeiro e segundo semestre de 2017. O Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó possui na oitava fase como componente curricular o núcleo 15: Estágio Curricular Supervisionado I. Nesse núcleo os estudantes são motivados a vivenciar a gestão e gerência em serviços de saúde bem como, exercitar a utilização de ferramentas de gestão que podem ser utilizadas na Atenção Primária em Saúde e também na assistência Hospitalar. Inicialmente, no primeiro semestre de 2017 os estudantes aprenderam os fundamentos teóricos e metodológicos do PES em aulas teóricas. Os estudantes escolheram um município, realizaram levantamento epidemiológico por meio do banco de dados do DATASUS e exercitaram as etapas do PES. No segundo semestre de 2017, os estudantes foram divididos em grupos de estágio com quatro membros. Após, foram divididos em duas duplas sendo que, uma dupla se inseriu em um espaço da atenção primária em saúde, enquanto outra dupla se inseriu em um espaço da atenção hospitalar. No primeiro momento os estudantes realizaram o levantamento de problemas e potencialidades por meio de uma observação criteriosa do espaço de prática, dialogando com os profissionais de saúde que relataram os problemas e potencialidades do local. Posteriormente os estudantes socializaram com os colegas e professores. Após, iniciou-se a aplicação do segundo momento do PES em que é realizada a priorização de problemas e potencialidades. A próxima etapa consiste na rede explicativa que contém as causas e as soluções dos problemas sob controle do distrito sanitário, nesse caso, a unidade de internação hospitalar ou do Centro de Saúde da Família que podem estar sob controle do SUS ou para além da responsabilidade do sistema de saúde. Para tal, é necessário ter conhecimento das políticas públicas de organização dos serviços de saúde e redes de atenção. O terceiro e quarto momento serão executados após a troca dos espaços de prática. Essa metodologia proporciona responsabilidade em dar continuidade ao trabalho que foi iniciado por outros colegas, desafiando ao estudante a (re)conhecer a realidade, entender o motivo que levou a escolha dos problemas e potencialidades. A execução do PES é regulamentada pela Política Nacional de Humanização (Humaniza SUS) de 2003, que traz as práticas de atenção e gestão da saúde. O PES é condizente com os princípios do SUS, e se faz importante na prática cotidiana dos enfermeiros gestores, como instrumento de resolução dos problemas, potencializando a preservação das potencialidades de um território. Essa atividade também proporciona aos estudantes a experiência de estarem inseridos nos cenários de prática, exercendo a gestão, como atividade desempenhada por enfermeiros. O PES possibilitou conhecimento da gestão em saúde e o seu reconhecimento como ferramenta de gestão.

Palavras-chave: Enfermagem; Planejamento em Saúde; Gestão em Saúde.

Publicado
16-02-2018
Seção
Planejamento e Gestão dos Sistemas de Saúde