A CINOTERAPIA COMO ALIADA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DA CRIANÇA HOSPITALIZADA

  • Alexsandra Alves da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Dalyla Pasquetti Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Samuel Spiegelberg Zuge Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/SC) e Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC, São Miguel do Oeste)
  • Crhis Netto de Brum Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Este estudo objetivou explanar as ações realizadas pelo Projeto de Extensão Cãopanheiro como um aliado na promoção da saúde da criança. Trata-se de um relato de experiência, embasado nas vivências das práticas relacionadas a cinoterapia, no Hospital da Criança Augusta Muller Bohner de Chapecó-SC, por meio do projeto Cãopanheiro, iniciado no ano de 2016, o qual está vinculado a Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó (UFFS/SC). As visitas ocorrem uma vez na semana com o auxílio de uma cachorra, denominada Sofia.  A cinoterapia é uma terapia proporcionada com o auxílio de cães, a qual visa fornecer um ambiente mais tranquilo e acolhedor para crianças e familiares que vivenciam um período de internação hospitalar. Diante disso, o projeto promove oportunidades de transformação e desenvolvimento das práticas cotidianas, desperta a vontade de mudança, além de promover ações que contemplam a singularidade e a qualidade de vida das crianças e famílias, bem como motiva os profissionais para uma atuação mais humanizada, sustentada nos princípios éticos e humanistas apontados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  O uso do cão como terapia, auxilia na melhora da relação da criança com o ambiente hospitalar e proporciona uma minimização dos fatores estressantes durante o processo de internação, como a angústia e o medo, o que, muitas vezes, agiliza o processo de recuperação. No momento em que o cão é levado ao hospital e inicia-se a intervenção, observa-se a mudança no humor de todos os que estabelecem contato com a Cãopanheira (Sofia). Embora o Cãopanheiro seja direcionado às crianças, os profissionais, educandos e integrantes do projeto, também são beneficiados com este processo, uma vez que esta ação de promoção em saúde, possibilita momentos de descontração em um ambiente tenso, torna o trabalho mais harmônico e sereno, fazendo com que as adversidades do dia a dia sejam resolvidas de maneira mais tranquila. Ressalta-se, também, o benefício para o cão (Sopia), que apesar de sua história marcante de abandono e descaso, sente-se acolhida e amada por todos que a rodeiam, promovendo um compartilhamento mútuo de carinho, aprendizagem e respeito. Após cada visita, é realizada uma avaliação do Projeto, com os participantes, os quais podem mencionar, sugerir e contextualizar a relevância do projeto no ambiente hospitalar. Assim, entende-se que a maior razão para a existência do projeto Cãopanheiro, é a busca pela melhoria da qualidade de vida e da promoção de saúde das crianças envolvidas na terapia, pela humanização do atendimento e aperfeiçoamento acadêmico. Além disso, o projeto proporciona uma maior aproximação entre acadêmicos e pacientes e estreita a relação de afeto entre animais e humanos.

Palavras-chave: Saúde da criança; Terapia assistida por animais; Promoção da saúde.

 

 

Biografia do Autor

Alexsandra Alves da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul
Acadêmica da 4ª fase do Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC
Dalyla Pasquetti, Universidade Federal da Fronteira Sul
Acadêmica da 4ª fase do Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC
Samuel Spiegelberg Zuge, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/SC) e Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC, São Miguel do Oeste)

Doutorando em Enfermagem, Professor dos cursos de graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/SC) e da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC, São Miguel do Oeste),

Crhis Netto de Brum, Universidade Federal da Fronteira Sul
Doutora em Enfermagem, Professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó-SC
Publicado
03-03-2018
Seção
Saberes e Práticas de Atenção à Saúde