METODOLOGIA PROBLEMATIZADORA NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS
Resumo
OBJETVO: Relatar a experiência da utilização da Metodologia Problematizadora (MP) na formação de futuros profissionais enfermeiros (as).
METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da utilização da MP. A atividade ocorreu nos meses de agosto a outubro de 2017, durante o componente curricular de Gestão de Enfermagem em Serviços e Sistemas de Saúde do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade privada do estado do Rio Grande do Sul/ Brasil.
O referido componente curricular integra o oitavo semestre do curso de Enfermagem. As atividades foram desenvolvidas por acadêmicos sob orientação do docente responsável pela disciplina. Nesta, os estudantes foram instigados a partir do sorteio de temáticas, a desenvolver as cinco etapas do Arco de Maguerez, que consiste em: observação da realidade, onde há identificação dos problemas; elaboração de hipóteses explicativas do problema; teorização; hipóteses de solução; e planejamento e aplicação prática.
RESULTADOS: O processo de ensino aprendizagem, por vezes é pautado, em metodologias que utilizam o professor como detentor do saber e o aluno como expectador, o que fragiliza a aprendizagem. Nesse sentido, evidencia-se a necessidade de mudança nas metodologias de ensino, uma vez que o estudante precisa assumir a responsabilidade pela própria aprendizagem. Deste modo, a fim de garantir a participação efetiva dos alunos, a introdução de metodologias ativas no ensino, torna o estudante protagonista da construção de seu conhecimento.
Dentre as metodologias ativas, a MP caracteriza-se por estimular o pensamento crítico reflexivo, que contribui para o desenvolvimento da criatividade, da autonomia e atitude indagadora. Para além disso, implementar a MP com os estudantes de cursos da saúde possibilita sensibilizar os mesmos, estimula o trabalho em equipe e instiga-os a refletir sobre suas condutas e atuação futuras, ou seja, trabalha-se com estudantes empoderados.
A metodologia desenvolvida pelos estudantes, foi pautada nas competências do Enfermeiro na Atenção Primária a Saúde (APS), permitindo-os refletir sobre a realidade, inteirar-se do conhecimento teórico a respeito do tema e, deste modo, contribuir para aproximar o estudante do serviço, e ainda possibilitar que o mesmo tenha visão ampliada das fragilidades e potencialidades encontradas neste campo.
Ainda, é importante ressaltar que o emprego desta metodologia apresenta-se como um instrumento capaz de melhorar o relacionamento interpessoal e facilitar a comunicação entre os alunos. Neste sentido, a aplicação da MP durante a trajetória acadêmica demonstra-se de forma positiva ao aprendizado, pois é notável o engajamento, e o desenvolvimento de competências quando esta metodologia é aplicada. Ainda, foi possível perceber que os benefícios da utilização dessa metodologia, refletiram em avanços nas demais disciplinas, o que comprova que o processo de ensino aprendizagem tornou-se significativo aos alunos.
CONCLUSÃO: Nesta perspectiva, é possível reconhecer que o uso da MP atua positivamente para a formação, pois desenvolve aspectos relacionados ao pensamento crítico reflexivo, o que implica em maior embasamento teórico, na capacidade de trabalhar em grupo e de “solucionar” os problemas, bem como, contribui para que atuação profissional seja dinâmica e resolutiva.
Palavras-chave: Enfermagem; Metodologia; Educação em Enfermagem; Educação em Saúde.