METODOLOGIA PROBLEMATIZADORA NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS

  • Laura Renner Bandeira Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI
  • Catiele Raquel Schmidt Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI
  • Letícia Flores Trindade Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI
  • Pâmela Naíse Pasquetti Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI
  • Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI
  • Marli Maria Loro Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

Resumo

OBJETVO: Relatar a experiência da utilização da Metodologia Problematizadora (MP) na formação de futuros profissionais enfermeiros (as).

METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da utilização da MP. A atividade ocorreu nos meses de agosto a outubro de 2017, durante o componente curricular de Gestão de Enfermagem em Serviços e Sistemas de Saúde do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade privada do estado do Rio Grande do Sul/ Brasil.

O referido componente curricular integra o oitavo semestre do curso de Enfermagem. As atividades foram desenvolvidas por acadêmicos sob orientação do docente responsável pela disciplina. Nesta, os estudantes foram instigados a partir do sorteio de temáticas, a desenvolver as cinco etapas do Arco de Maguerez, que consiste em:  observação da realidade, onde há identificação dos problemas; elaboração de hipóteses explicativas do problema; teorização; hipóteses de solução; e planejamento e aplicação prática.

RESULTADOS: O processo de ensino aprendizagem, por vezes é pautado, em metodologias que utilizam o professor como detentor do saber e o aluno como expectador, o que fragiliza a aprendizagem. Nesse sentido, evidencia-se a necessidade de mudança nas metodologias de ensino, uma vez que o estudante precisa assumir a responsabilidade pela própria aprendizagem. Deste modo, a fim de garantir a participação efetiva dos alunos, a introdução de metodologias ativas no ensino, torna o estudante protagonista da construção de seu conhecimento.

Dentre as metodologias ativas, a MP caracteriza-se por estimular o pensamento crítico reflexivo, que contribui para o desenvolvimento da criatividade, da autonomia e atitude indagadora. Para além disso, implementar a MP com os estudantes de cursos da saúde possibilita sensibilizar os mesmos, estimula o trabalho em equipe e instiga-os a refletir sobre suas condutas e atuação futuras, ou seja, trabalha-se com estudantes empoderados.

A metodologia desenvolvida pelos estudantes, foi pautada nas competências do Enfermeiro na Atenção Primária a Saúde (APS), permitindo-os refletir sobre a realidade, inteirar-se do conhecimento teórico a respeito do tema e, deste modo, contribuir para aproximar o estudante do serviço, e ainda possibilitar que o mesmo tenha visão ampliada das fragilidades e potencialidades encontradas neste campo.

Ainda, é importante ressaltar que o emprego desta metodologia apresenta-se como um instrumento capaz de melhorar o relacionamento interpessoal e facilitar a comunicação entre os alunos. Neste sentido, a aplicação da MP durante a trajetória acadêmica demonstra-se de forma positiva ao aprendizado, pois é notável o engajamento, e o desenvolvimento de competências quando esta metodologia é aplicada. Ainda, foi possível perceber que os benefícios da utilização dessa metodologia, refletiram em avanços nas demais disciplinas, o que comprova que o processo de ensino aprendizagem tornou-se significativo aos alunos.

CONCLUSÃO: Nesta perspectiva, é possível reconhecer que o uso da MP atua positivamente para a formação, pois desenvolve aspectos relacionados ao pensamento crítico reflexivo, o que implica em maior embasamento teórico, na capacidade de trabalhar em grupo e de “solucionar” os problemas, bem como, contribui para que atuação profissional seja dinâmica e resolutiva.

Palavras-chave: Enfermagem; Metodologia; Educação em Enfermagem; Educação em Saúde.

Biografia do Autor

Laura Renner Bandeira, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

Acadêmica do oitavo semestre do curso de Enfermagem da UNIJUÍ. Bolsista PIBIC/UNIJUI. Email: laura.bandeira@hotmail.com

Catiele Raquel Schmidt, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI
Acadêmica do curso de Enfermagem da UNIJUI. Bolsista de iniciação cientifica PIBIC/CNPq.
Letícia Flores Trindade, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI
Acadêmica do curso de Enfermagem da UNIJUI. Bolsista de iniciação cientifica PIBIC/CNPq.
Pâmela Naíse Pasquetti, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI
Acadêmica do curso de Enfermagem da UNIJUI. Bolsista de iniciação cientifica PIBIC/UNIJUI.
Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI
Enfermeira. Doutora em Ciências. Docente do Departamento das Ciências da Vida pela UNIJUI
Marli Maria Loro, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

Enfermeira. Doutora em Ciências. Docente do Departamento das Ciências da Vida pela UNIJUI.

Publicado
20-02-2018
Seção
Educação e Formação em Saúde