REFLEXÕES SOBRE A RELEVÂNCIA DA INTERAÇÃO ENTRE O ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Resumo
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância da participação em projetos extensionistas e de pesquisa para a formação acadêmica e pessoal dos estudantes do Curso de Enfermagem, compartilhando experiências exitosas na integração entre o ensino, pesquisa e extensão. Durante o período da graduação são várias as possibilidades de inserção dos acadêmicos de enfermagem em projetos, proporcionando desenvolvimento dos estudantes, principalmente nas atividades teórico práticas e de educação em saúde na comunidade, oportunizando a ampliação da visão das políticas públicas de saúde por meio das experiências vivenciadas. Infelizmente, muitos acadêmicos ainda não se despertaram para a participação em projetos que vão além do ensino, cumprindo apenas a grade curricular do curso, sem aproveitar as oportunidades que lhes cercam. Como acadêmicas do curso de Enfermagem, optamos em aproveitar o tempo na universidade para além do ensino, e assim surgiu o privilégio de participar de um projeto de extensão. Por meio deste projeto extensionista, surgiu à oportunidade de também integrar projetos de pesquisa e cultura, na Universidade Federal da Fronteira Sul – campus Chapecó, trazendo ricos momentos de reflexão, possibilidade de promover a saúde na comunidade, desenvolver a criatividade e escrever as experiências tanto em congressos como em publicação de artigos científicos da área da enfermagem e atenção primária em saúde, trazendo grande aprendizado a todos os envolvidos. A partir do ingresso nos projetos, ficou evidente a ampliação de oportunidades, tais como a participação e organização de eventos acadêmicos, bem como melhor qualidade na apresentação oral, diminuindo a timidez e ansiedade por meio das vivências em falar em público em congressos e também no interagir com a comunidade. Com o ingresso nos projetos extensionistas e de pesquisa, a escrita de artigos científicos tornou-se inevitável, entretanto, nos primeiros momentos foi algo difícil e temido, mas que no decorrer do tempo foi aprimorando-se a escrita formal, tornando algo prazeroso em ser realizado, o que também tem auxiliado no ensino, principalmente no desenvolvimento do trabalho de conclusão do curso. Outra questão importante é que a inserção em projetos tem contribuído na integração com a comunidade e com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), facilitando ao estudante de enfermagem a interação e criação de vínculo com o público que assiste nos momentos de atividades teórico praticas, favorecendo a qualidade da sua assistência como futuro enfermeiro. Ainda, oportuniza o estudo e discussão das políticas públicas que regem o SUS e de vivenciar na prática a aplicação destas políticas, contribuindo para melhor entender e desempenhar o cuidado individual e coletivo. Participar de projetos extensionistas e de pesquisa é extremamente relevante para o crescimento do estudante de enfermagem, sendo algo estimulante e decisivo no seu processo de amadurecimento e conhecimento científico e prático, tornando-se uma peça fundamental no tripé acadêmico de pesquisa, ensino e extensão na formação do enfermeiro.
Palavras-chave: Estudantes de enfermagem; Sistema Único de Saúde; Projetos de pesquisa e desenvolvimento; Extensão Comunitária; Ensino de Enfermagem.