REFLEXÕES SOBRE A RELEVÂNCIA DA INTERAÇÃO ENTRE O ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO

  • Simone dos Santos Pereira Barbosa Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Ângela Urio Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Emanuelly Luize Martins Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Tatiana Xirello Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Luciane Moraes de Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Jeane Barros de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó

Resumo

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância da participação em projetos extensionistas e de pesquisa para a formação acadêmica e pessoal dos estudantes do Curso de Enfermagem, compartilhando experiências exitosas na integração entre o ensino, pesquisa e extensão. Durante o período da graduação são várias as possibilidades de inserção dos acadêmicos de enfermagem em projetos, proporcionando desenvolvimento dos estudantes, principalmente nas atividades teórico práticas e de educação em saúde na comunidade, oportunizando a ampliação da visão das políticas públicas de saúde por meio das experiências vivenciadas. Infelizmente, muitos acadêmicos ainda não se despertaram para a participação em projetos que vão além do ensino, cumprindo apenas a grade curricular do curso, sem aproveitar as oportunidades que lhes cercam. Como acadêmicas do curso de Enfermagem, optamos em aproveitar o tempo na universidade para além do ensino, e assim surgiu o privilégio de participar de um projeto de extensão. Por meio deste projeto extensionista, surgiu à oportunidade de também integrar projetos de pesquisa e cultura, na Universidade Federal da Fronteira Sul – campus Chapecó, trazendo ricos momentos de reflexão, possibilidade de promover a saúde na comunidade, desenvolver a criatividade e escrever as experiências tanto em congressos como em publicação de artigos científicos da área da enfermagem e atenção primária em saúde, trazendo grande aprendizado a todos os envolvidos. A partir do ingresso nos projetos, ficou evidente a ampliação de oportunidades, tais como a participação e organização de eventos acadêmicos, bem como melhor qualidade na apresentação oral, diminuindo a timidez e ansiedade por meio das vivências em falar em público em congressos e também no interagir com a comunidade. Com o ingresso nos projetos extensionistas e de pesquisa, a escrita de artigos científicos tornou-se inevitável, entretanto, nos primeiros momentos foi algo difícil e temido, mas que no decorrer do tempo foi aprimorando-se a escrita formal, tornando algo prazeroso em ser realizado, o que também tem auxiliado no ensino, principalmente no desenvolvimento do trabalho de conclusão do curso. Outra questão importante é que a inserção em projetos tem contribuído na integração com a comunidade e com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), facilitando ao estudante de enfermagem a interação e criação de vínculo com o público que assiste nos momentos de atividades teórico praticas, favorecendo a qualidade da sua assistência como futuro enfermeiro.  Ainda, oportuniza o estudo e discussão das políticas públicas que regem o SUS e de vivenciar na prática a aplicação destas políticas, contribuindo para melhor entender e desempenhar o cuidado individual e coletivo. Participar de projetos extensionistas e de pesquisa é extremamente relevante para o crescimento do estudante de enfermagem, sendo algo estimulante e decisivo no seu processo de amadurecimento e conhecimento científico e prático, tornando-se uma peça fundamental no tripé acadêmico de pesquisa, ensino e extensão na formação do enfermeiro.

 

Palavras-chave: Estudantes de enfermagem; Sistema Único de Saúde; Projetos de pesquisa e desenvolvimento; Extensão Comunitária; Ensino de Enfermagem.

 

 

Biografia do Autor

Simone dos Santos Pereira Barbosa, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
Acadêmica da 4ªfase do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)-campus Chapecó, Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa, Políticas Públicas e Gestão em Saúde (PPGS) da UFFS/SC
Ângela Urio, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
Acadêmica da 8ªfase do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)-campus Chapecó, Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa, Políticas Públicas e Gestão em Saúde (PPGS) da UFFS/SC.
Emanuelly Luize Martins, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
Acadêmica da 6ªfase do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)-campus Chapecó, Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa, Políticas Públicas e Gestão em Saúde (PPGS) da UFFS/SC.
Tatiana Xirello, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
Acadêmica da 6ªfase do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)-campus Chapecó, Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa, Políticas Públicas e Gestão em Saúde (PPGS) da UFFS/SC.
Luciane Moraes de Oliveira, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó

Acadêmica da 4ªfase do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)-campus Chapecó, Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa, Políticas Públicas e Gestão em Saúde (PPGS) da UFFS/SC.

Jeane Barros de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó

Enfermeira, Doutora em Ciências, Professora do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS, campus Chapecó-SC. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa, Políticas Públicas e Gestão em Saúde (PPGS) da UFFS/SC.

Publicado
20-02-2018
Seção
Educação e Formação em Saúde