EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAUDE JUNTO A TRABALHADORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS

  • Aline Piaceski Kovalski Universidade federal de Santa Maria Campus Palmeira Das Missões
  • Josiane Lopes Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões
  • Tamila Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões
  • Marinês Tambara Leite Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões
  • Leila Mariza Hildebrandt Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões
  • Raquel Tres Botton Lar do Idoso São Vicente de Paulo

Resumo

A transição demográfica tem relação com o envelhecimento populacional, que ocorreu especialmente nas últimas décadas. Este fenômeno se deu, em parte, pela redução das taxas de fecundidade e mortalidade verificadas no País, o que aumentou a demanda por serviços de atenção a população idosa. Nesse contexto, destacam-se as instituições de longa permanência para idosos (ILPIs), que são instituições de caráter residencial, destinadas a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Elas devem contar com equipe multiprofissional e oferecer assistência odontológica, de enfermagem, médica, nutricional, psicológica, farmacêutica, serviço social, serviços gerais, apoio jurídico e administrativo aos idosos que ali residem. Os profissionais que prestam cuidados aos moradores nestes locais devem possuir conhecimentos sobre o envelhecimento e relativos aos cuidados de idosos. Para uma assistência qualificada, entende-se ser necessária a realização de Educação Permanente em Saúde (EPS), a qual pode ser ofertada via encontros periódicos com os integrantes da equipe de profissionais. A EPS foi regulamentada como estratégia político-pedagógica para fortalecimento e implementação do Sistema Único de Saúde nos diversos setores prestadores de cuidados, colabora na prestação de serviços qualificados e possibilita a prevenção de agravos e eventos adversos na assistência. O objetivo deste trabalho é discorrer sobre a experiência desenvolvida por acadêmicos na qualificação/atualização dos profissionais de uma ILPI. Para tanto, foram realizados, durante o ano de 2016, encontros de qualificações com os trabalhadores de uma ILPI, localizada em um município do noroeste do Rio Grande do Sul, com o objetivo de discutir informações relativas à saúde e ao cuidado com os idosos institucionalizados. Os encontros foram mensais, com duração aproximada de uma hora, com data preestabelecida. Em cada encontro, participou uma docente e dois ou mais alunos integrantes do Programa de Educação Tutorial/PET-Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões. Os temas abordados foram definidos pelos próprios profissionais, de acordo com suas demandas e necessidades. Foram realizados cinco encontros, nos quais se abordou temas como: prevenção de quedas, prevenção de câncer de mama e de colo uterino, higienização das mãos, prevenção de câncer de próstata, prevenção e cuidados com úlceras por pressão. A educação no ambiente de trabalho é considerada uma matriz qualificadora na assistência à saúde da população idosa, em particular, a moradora em ILPIs. Desse modo, se faz necessário atualizar, compartilhar conhecimentos e qualificar os profissionais no campo da saúde do idoso, além de estabelecer trocas de conhecimentos entre acadêmicos e trabalhadores da instituição. Ao final das atividades foram realizadas avaliações com os profissionais que se fizeram presentes a cada encontro. De acordo com os mesmos, as ações foram consideradas satisfatórias, pois ofereceram novas informações, permitindo a atualização e conhecimento. A EPS confere aos profissionais maior segurança, diminui custos para a instituição, estabelece confiabilidade e qualidade na assistência prestada. Denota-se a importância na continuação destas atividades, uma vez que oferece benefícios para a instituição, trabalhadores e acadêmicos de enfermagem envolvidos.

Palavras-chave: Educação em saúde, Instituição de Longa Permanência para Idosos, Serviços de Saúde para Idosos.

O envelhecimento populacional tem relação com a transição demográfica que ocorreu nas últimas décadas, em função da redução das taxas de mortalidade e natalidade verificadas em nosso meio. Este fenômeno aumenta a demanda por serviços especializados na atenção aos idosos. Nesse contexto, destacam-se as instituições de longa permanência para idosos (ILPIs), de caráter residencial, destinadas a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. As ILPIs devem contar com equipes multiprofissionais e oferecer assistência odontológica, de enfermagem, médica, nutricional, psicológica, farmacêutica, serviço social, serviços gerais, apoio jurídico e administrativo aos idosos que ali residem. Os trabalhadores que prestam cuidados aos moradores destas instituições devem deter conhecimentos específicos relativos aos processo de envelhecimento e cuidados aos idosos. Para a garantia de uma assistência qualificada é necessário à realização de Educação Permanente em Saúde (EPS) por meio de encontros para qualificações periódicas com a equipe prestadora de cuidados. A Educação Permanente em Saúde foi regulamentada como estratégia político-pedagógica para fortalecimento e implementação do Sistema Único de Saúde nos diversos setores prestadores de cuidados, colabora na prestação de serviços qualificados e possibilita a prevenção de agravos e eventos adversos na assistência. As EPS também são necessárias para a consolidação de práticas voltadas à resolutividade dos problemas de saúde. Assim sendo, foram realizados, durante o ano de 2016, encontros de qualificações com trabalhadores de uma instituição de longa permanência para Idosos, localizada em um município do noroeste do Rio Grande do Sul, com o objetivo de discutir informações relevantes à área da saúde e ao cuidado com os idosos institucionalizados. Os encontros foram mensais, com duração aproximada de uma hora e com data preestabelecida. Em cada encontros participaram uma docente e dois ou mais alunos integrantes do Programa de Educação Tutorial/PET-Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões. Os temas abordados foram definidos pelos próprios funcionários, de acordo com as suas demandas. Até o momento, foram realizados diversos encontros, abordando os diferentes temas a exemplo: prevenção de quedas, prevenção de câncer de mama e colo de útero, lavagem correta das mãos, prevenção de câncer de próstata, prevenção e cuidados com úlceras por pressão. A educação no ambiente de trabalho é considerada uma matriz qualificadora para a assistência à saúde da população idosa moradora em ILPIs. Desse modo, se faz necessário atualizar, compartilhar conhecimentos e qualificar a assistência no campo da saúde do idoso, além de estabelecer trocas de conhecimentos entre acadêmicos e trabalhadores da instituição. Ao final das atividades foram realizadas avaliações com os profissionais que se fizeram presentes no encontro. De acordo com os mesmos, as atividades foram consideradas satisfatórias, pois ofereceram informações novas permitindo a atualização do conhecimento. A Educação Permanente em Saúde confere aos profissionais maior segurança, diminui custos para a instituição, estabelece confiabilidade e qualidade na assistência prestada. Denota-se a importância na continuação destas atividades, uma vez que oferece benefícios para a instituição, trabalhadores e acadêmicos de Enfermagem envolvidos.

Palavras-chave: Educação em saúde, Instituição de Longa Permanência para Idosos, Serviços de Saúde para Idosos.

Biografia do Autor

Aline Piaceski Kovalski, Universidade federal de Santa Maria Campus Palmeira Das Missões
Acadêmica de Enfermagem, Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões-UFSM/PM
Josiane Lopes, Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões
Acadêmica de Enfermagem, Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões-UFSM/PM
Tamila Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões
Acadêmica de Enfermagem, Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões-UFSM/PM
Marinês Tambara Leite, Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões
Professora do Curso de Enfermagem, Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões-UFSM/PM, Tutora do Grupo PET Enfermagem
Leila Mariza Hildebrandt, Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões
Professora do Curso de Enfermagem, Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões-UFSM/PM
Raquel Tres Botton, Lar do Idoso São Vicente de Paulo
Enfermeira Responsável Técnica - Lar do Idoso São Vicente de Paulo
Publicado
23-02-2018
Seção
Educação e Formação em Saúde