EDUCAÇÃO EM SAÚDE JUNTO A ALUNOS DE UMA APAE: VIVÊNCIAS DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM

  • Larissa Bornholdt Universidade Federal de Santa Maria - Campus Palmeira das Missões
  • Mikaela Christovan Florencio Universidade Federal de Santa Maria
  • Tamila Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria
  • Adriana de Fátima Zuliani Lunkes Universidade Federal de Santa Maria
  • Leila Mariza Hildebrandt Universidade Federal de Santa Maria
  • Marinês Tambara Leite Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Resumo: Objetiva-se com esse estudo relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem em atividades de educação em saúde junto a alunos de uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Assim sendo, este trabalho consiste em um relato de experiência das atividades de extensão, vinculadas ao Programa denominado “Enfermagem e atividades grupais em saúde”, vinculado ao Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Sana Maria – Campus Palmeira das Missões. Tais ações estão sendo realizadas com oito alunos de uma turma da APAE que apresentam deficiência mental variando de leve a moderada. A idade dos alunos varia de 15 a 25 anos. As atividades iniciaram em junho de 2017, com encontros semanais e são desenvolvidas na modalidade de oficinas. Têm por objetivo promover a educação em saúde e colaborar para o fortalecimento do autocuidado desse grupo. A primeira temática abordada foi higiene corporal. eram debatidos algumas partes do corpo humano, obedecendo a sequência céfalo-caudal. Para cada parte do corpo, abordada, enfocava-se aspectos relativos a anatomia e fisiologia, a adoção de práticas adequadas de higiene, sua importância e as adversidades que podem advir da falta de cuidados de higiene. A opção por trabalhar com a divisão dos segmentos corporais consiste no fato de que se está trabalhando com pessoas portadoras de necessidades especiais e que demandam de maior tempo para assimilação dos conteúdos discutidos. A dinâmica de trabalho empregada com os alunos englobou diversos recursos pedagógicos, em especial de caráter lúdico, em que se incentivava a participação ativa dos alunos, na perspectiva de torna-los corresponsáveis pelo aprendizado. Assim, solicitávamos que eles desenhassem, pintassem e falassem sobre as suas produções, correlacionando com os conteúdos debatidos. Associado a isso, também empregou-se recursos audiovisuais no final de cada oficina, para facilitar a compreensão das informações tratadas. Foi possível perceber ao longo dos encontros que os alunos portavam de subsídios e certos conhecimentos sobre como realizar a higiene corporal e sua importância, porém mesmo assim para alguns não era suficiente para que a realizassem de maneira adequada. Ainda, a timidez inúmeras vezes se apresentava como um empecilho para os alunos, restringindo a sua participação nas atividades propostas e limitando a interação com as acadêmicas de enfermagem. Detecta-se que a maior fragilidade que eles possuem é com referência à higiene dos genitais. Alguns deles, inclusive, expuseram suas dúvidas sobre esse tema, apesar de todo constrangimento atrelado. Na sequência, será discutido aspectos que envolvem a temática relativa a sexualidade. Salienta-se a relação afetiva entre os acadêmicos e os alunos, o que permitiu a criação de vínculo de confiança para que as atividades pudessem se concretizar de maneira efetiva e participativa. Conclui-se, a partir desse trabalho, que a educação em saúde é uma estratégia fundamental para promover qualidade de vida e autocuidado a esse estrato populacional, sendo uma ação de relevância social, acadêmica e pessoal, por meio da qual todos os sujeitos envolvidos constroem conhecimentos, os quais podem subsidiar as vivências cotidianas.

Biografia do Autor

Larissa Bornholdt, Universidade Federal de Santa Maria - Campus Palmeira das Missões

 

Mikaela Christovan Florencio, Universidade Federal de Santa Maria
Acadêmica de Enfermagem da UFSM/PM
Tamila Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria
Acadêmica de Enfermagem da UFSM/PM. Bolsista FIEX
Adriana de Fátima Zuliani Lunkes, Universidade Federal de Santa Maria
Acadêmica de Enfermagem da UFSM/PM. Bolsista FIEX
Leila Mariza Hildebrandt, Universidade Federal de Santa Maria
Doutora em Ciências, Professora do Curso de Enfermagem da UFSM/PM
Marinês Tambara Leite, Universidade Federal de Santa Maria
Doutora em Gerontologia biomédica, Professora do Curso de Enfermagem da UFSM/PM
Publicado
20-02-2018
Seção
Educação e Formação em Saúde