Educação Popular em saúde na prática da saúde coletiva sob a ótica Freiriana

  • Lívia Biasuz Machado Universidade Feevale
  • Tatiana Cavalcanti Matos Universidade Feevale
  • Renata Emilie Bez Dias Universidade Feevale
  • Marta Rosecler Bez Universidade Feevale
  • Michele Antunes Universidade Feevale.
  • Luana Daniela Rockenback Universidade Feevale

Resumo

Educação Popular em Saúde, na práxis do(a) enfermeiro(a) de Saúde Coletiva, objetiva atender quanto a saúde o usuário considerando questões sociais nas quais tais indivíduos estão inseridos.  Este resumo tem por objetivo apresentar uma revisão integrativa acerca das produções referentes a metodologias utilizadas pelo profissional enfermeiro(a) de saúde coletiva na educação popular em saúde considerando a ótica Freiriana. O levantamento foi realizado no banco de dissertações e teses da CAPES, compreendendo publicações dos anos de 2007 a 2017, sendo este realizado no mês de setembro de 2017. Foram consideradas as áreas de concentração da educação e da saúde coletiva, priorizando produções de abordagem em formação não escolar, do Rio Grande do Sul, com enfoque na prática de educação popular em saúde coletiva. As palavras-chaves utilizadas foram “Educação Popular” and “Paulo Freire” and “Saúde Coletiva” and “Rio Grande do Sul”. Como resultados foram encontrados 942 produções. Após investigação, segundo critérios, restaram apenas 01 dissertação de mestrado que aborda o tema porém refere-se a formação do profissional enfermeiro(a), sendo esta publicação da área da educação, da Universidade de Caxias do Sul (RS), do ano de 2016. Como conclusão observa-se que não existem produções exclusivas da área da saúde coletiva relativas as metodologias de educação popular ou comunitárias utilizadas na prática do profissional de saúde coletiva, sendo este o(a) enfermeiro(a), com produção técnica de dissertação ou tese referente a ótica Freiriana. Considerando o vasto campo de ações desenvolvidas por este profissional na saúde coletiva esta revisão questiona a ausência de tais publicações acerca da temática e sugere-se a ampliação de tais escopos de pesquisa como modo de aprofundar e identificar novos saberes e práticas metodológicas não escolares acerca da educação popular em saúde sob a ótica Freiriana

Biografia do Autor

Lívia Biasuz Machado, Universidade Feevale
Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social (DCIS) Feevale linha de pesquisa Políticas Públicas, Mestre (DCIS), Enfermeira docente do curso de graduação em enfermagem da Universidade Feevale. Departamento: Instituto de Ciências da Saúde, área enfermagem.
Tatiana Cavalcanti Matos, Universidade Feevale
Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social, professora da Universidade Feevale, curso de enfermagem.
Renata Emilie Bez Dias, Universidade Feevale
Acadêmica do curso de enfermagem Feevale.
Marta Rosecler Bez, Universidade Feevale
Doutora em Informática na educação. Professora da Universidade Feevale.
Michele Antunes, Universidade Feevale.
Doutoranda em Informática na educação UFRGS, professora na Universidade Feevale curso de enfermagem.
Luana Daniela Rockenback, Universidade Feevale
Acadêmica de Enfermagem Universidade Feevale.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Caderno de educação popular e saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 226p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/2_caderno_educacao_popular_saude.pdf. Acesso em 20/10/2017.

CAMPOS, G. W. S., et al. Tratado de Saúde Coletiva. 2.ed.rev. Aumentada e revisada. São Paulo: Hucitec, 2012.

BOEIRA, SUZANA. Formação do enfermeiro para a integralidade a partir de pressupostos dialógicos Freireanos. 20/12/2016. 77 f. Mestrado em Educação. Instituição de Ensino Universidade de Caxias do Sul – RS. Biblioteca Depositária: Biblioteca Central da Universidade de Caxias do Sul.

Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4997849. Acesso em 20/09/2017.

Publicado
23-02-2018
Seção
Saberes e Práticas de Atenção à Saúde