Educação Popular em saúde na prática da saúde coletiva sob a ótica Freiriana
Resumo
Educação Popular em Saúde, na práxis do(a) enfermeiro(a) de Saúde Coletiva, objetiva atender quanto a saúde o usuário considerando questões sociais nas quais tais indivíduos estão inseridos. Este resumo tem por objetivo apresentar uma revisão integrativa acerca das produções referentes a metodologias utilizadas pelo profissional enfermeiro(a) de saúde coletiva na educação popular em saúde considerando a ótica Freiriana. O levantamento foi realizado no banco de dissertações e teses da CAPES, compreendendo publicações dos anos de 2007 a 2017, sendo este realizado no mês de setembro de 2017. Foram consideradas as áreas de concentração da educação e da saúde coletiva, priorizando produções de abordagem em formação não escolar, do Rio Grande do Sul, com enfoque na prática de educação popular em saúde coletiva. As palavras-chaves utilizadas foram “Educação Popular” and “Paulo Freire” and “Saúde Coletiva” and “Rio Grande do Sul”. Como resultados foram encontrados 942 produções. Após investigação, segundo critérios, restaram apenas 01 dissertação de mestrado que aborda o tema porém refere-se a formação do profissional enfermeiro(a), sendo esta publicação da área da educação, da Universidade de Caxias do Sul (RS), do ano de 2016. Como conclusão observa-se que não existem produções exclusivas da área da saúde coletiva relativas as metodologias de educação popular ou comunitárias utilizadas na prática do profissional de saúde coletiva, sendo este o(a) enfermeiro(a), com produção técnica de dissertação ou tese referente a ótica Freiriana. Considerando o vasto campo de ações desenvolvidas por este profissional na saúde coletiva esta revisão questiona a ausência de tais publicações acerca da temática e sugere-se a ampliação de tais escopos de pesquisa como modo de aprofundar e identificar novos saberes e práticas metodológicas não escolares acerca da educação popular em saúde sob a ótica Freiriana
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Caderno de educação popular e saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 226p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/2_caderno_educacao_popular_saude.pdf. Acesso em 20/10/2017.
CAMPOS, G. W. S., et al. Tratado de Saúde Coletiva. 2.ed.rev. Aumentada e revisada. São Paulo: Hucitec, 2012.
BOEIRA, SUZANA. Formação do enfermeiro para a integralidade a partir de pressupostos dialógicos Freireanos. 20/12/2016. 77 f. Mestrado em Educação. Instituição de Ensino Universidade de Caxias do Sul – RS. Biblioteca Depositária: Biblioteca Central da Universidade de Caxias do Sul.
Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4997849. Acesso em 20/09/2017.