PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE ATENÇÃO À SAÚDE DO DISCENTE NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA, CAMPUS SANTA ROSA, RS

  • Natália Boessio Tex de Vasconcellos Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

Resumo

: O objetivo do trabalho é discorrer sobre a implementação da Política de Atenção à Saúde do Discente no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), campus Santa Rosa. A escola tem papel relevante ao agir na mudança da realidade dos indivíduos e como propulsora de sua emancipação, o aluno surge não mais como mero espectador, mas sim com atuante na construção de sua própria identidade. Os Institutos Federais são instituições de educação, pluricurriculares e multicampi, que ofertam ensino profissional e tecnológico nas modalidades de nível superior, subsequente, concomitante e médio integrado. O Programa Saúde na Escola (PSE), instituído em 2007, visa contribuir com o desenvolvimento de ações na comunidade escolar articulando saúde e educação para a redução das vulnerabilidades na perspectiva no atendimento integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira Assemelhando-se a essa proposta, em 2015 o IFFar, através da Resolução do Consup n° 14/2015, aprovou a Política de Atenção à Saúde do Discente que preconiza ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde dos discentes. O setor de Assistência Estudantil, em todos os campis, conta com equipe multiprofissional de servidores técnicos administrativos em educação (assistente social, médico, odontólogo, nutricionista, psicólogo e técnico de enfermagem) que atuam diretamente nas ações com os discentes. No IFFar, campus Santa Rosa, a educação básica é fornecida através da modalidade do curso médio técnico integrado (móveis e edificações). Neste processo, a Caderneta de Saúde do Adolescente torna-se um instrumento de apoio necessário aos profissionais. Englobando assuntos como dicas de saúde, estatuto da criança e do adolescente, segurança alimentar e nutricional, saúde bucal, imunização, saúde sexual e reprodutiva e projetos de vida, contribuindo para a atenção integral à saúde e valorizando o adolescente como sujeito de direitos e deveres. A equipe de saúde do IFFar campus Santa Rosa implementou a Caderneta de Saúde do Adolescente para os alunos dos cursos médio técnico integrado em encontros quinzenas desenvolvendo oficinas e promoção da saúde e prevenção de doenças relacionados aos temas estabelecidos na caderneta. Além das oficinas, a equipe acompanha os alunos individualmente, através de avaliação médica e de enfermagem, acompanhamento psicossocial, atendimento odontológico e acompanhamento nutricional.

Ainda, são realizadas ações de prevenção ao uso de drogas, combate ao bullying e cyberbullying, mediação de conflitos e orientação profissional. Durante o ano de 2016 foram realizados cerca de 460 atendimentos individuais e 19 turmas foram contempladas com ações/orientações coletivas. Dessa maneira, integrando educação e saúde é proporcionado aos discentes as condições para facilitar o acesso à saúde da mesma maneira em que isso reflete no seu desempenho escolar.

Biografia do Autor

Natália Boessio Tex de Vasconcellos, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
Odontológa, Tecnica Administrativa em Educação no Instituto Federal Farroupilha, campus Santa Rosa e acadêmica do Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Federal da Fronteira Sul(UFFS), campus Cerro Largo

Referências

BRASIL. Lei 11.892. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008.

BRASIL. Decreto n° 6.286. Institui o Programa Saúde na Escola e dá outras Providências. Brasilia, 2007.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA. Resolução Consup n° 14/2015. Aprova a Política de Atenção à Saúde dos Discentes do IF Farroupilha.

BRASIL, Ministério da Saúde. Orientações Básicas de Atenção Integral à Saúde do Adolescente nas Escolas e Unidades Básicas de Saúde. Brasília, 2013.

Publicado
23-02-2018
Seção
Saberes e Práticas de Atenção à Saúde