PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE ATENÇÃO À SAÚDE DO DISCENTE NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA, CAMPUS SANTA ROSA, RS

Autores

  • Natália Boessio Tex de Vasconcellos Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

Resumo

: O objetivo do trabalho é discorrer sobre a implementação da Política de Atenção à Saúde do Discente no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), campus Santa Rosa. A escola tem papel relevante ao agir na mudança da realidade dos indivíduos e como propulsora de sua emancipação, o aluno surge não mais como mero espectador, mas sim com atuante na construção de sua própria identidade. Os Institutos Federais são instituições de educação, pluricurriculares e multicampi, que ofertam ensino profissional e tecnológico nas modalidades de nível superior, subsequente, concomitante e médio integrado. O Programa Saúde na Escola (PSE), instituído em 2007, visa contribuir com o desenvolvimento de ações na comunidade escolar articulando saúde e educação para a redução das vulnerabilidades na perspectiva no atendimento integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira Assemelhando-se a essa proposta, em 2015 o IFFar, através da Resolução do Consup n° 14/2015, aprovou a Política de Atenção à Saúde do Discente que preconiza ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde dos discentes. O setor de Assistência Estudantil, em todos os campis, conta com equipe multiprofissional de servidores técnicos administrativos em educação (assistente social, médico, odontólogo, nutricionista, psicólogo e técnico de enfermagem) que atuam diretamente nas ações com os discentes. No IFFar, campus Santa Rosa, a educação básica é fornecida através da modalidade do curso médio técnico integrado (móveis e edificações). Neste processo, a Caderneta de Saúde do Adolescente torna-se um instrumento de apoio necessário aos profissionais. Englobando assuntos como dicas de saúde, estatuto da criança e do adolescente, segurança alimentar e nutricional, saúde bucal, imunização, saúde sexual e reprodutiva e projetos de vida, contribuindo para a atenção integral à saúde e valorizando o adolescente como sujeito de direitos e deveres. A equipe de saúde do IFFar campus Santa Rosa implementou a Caderneta de Saúde do Adolescente para os alunos dos cursos médio técnico integrado em encontros quinzenas desenvolvendo oficinas e promoção da saúde e prevenção de doenças relacionados aos temas estabelecidos na caderneta. Além das oficinas, a equipe acompanha os alunos individualmente, através de avaliação médica e de enfermagem, acompanhamento psicossocial, atendimento odontológico e acompanhamento nutricional.

Ainda, são realizadas ações de prevenção ao uso de drogas, combate ao bullying e cyberbullying, mediação de conflitos e orientação profissional. Durante o ano de 2016 foram realizados cerca de 460 atendimentos individuais e 19 turmas foram contempladas com ações/orientações coletivas. Dessa maneira, integrando educação e saúde é proporcionado aos discentes as condições para facilitar o acesso à saúde da mesma maneira em que isso reflete no seu desempenho escolar.

Biografia do Autor

  • Natália Boessio Tex de Vasconcellos, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
    Odontológa, Tecnica Administrativa em Educação no Instituto Federal Farroupilha, campus Santa Rosa e acadêmica do Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Federal da Fronteira Sul(UFFS), campus Cerro Largo

Referências

BRASIL. Lei 11.892. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008.

BRASIL. Decreto n° 6.286. Institui o Programa Saúde na Escola e dá outras Providências. Brasilia, 2007.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA. Resolução Consup n° 14/2015. Aprova a Política de Atenção à Saúde dos Discentes do IF Farroupilha.

BRASIL, Ministério da Saúde. Orientações Básicas de Atenção Integral à Saúde do Adolescente nas Escolas e Unidades Básicas de Saúde. Brasília, 2013.

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Publicado

23-02-2018

Edição

Seção

Saberes e Práticas de Atenção à Saúde