ANIMAIS TAMBÉM SÃO TERAPEUTAS: PET TERAPIA E O CUIDADO MULTIPROFISSIONAL

  • Ana Claudia Banazeski Universidade de Passo Fundo
  • Luana Patrícia Valandro Universidade de Passo Fundo

Resumo

O objetivo do trabalho é relatar a importância do cuidado multiprofissional em um hospital de grande porte no norte do Rio Grande do Sul na realização do projeto de pet terapia realizada por animais (cachorros e gatos) para uma assistência de qualidade aos pacientes internados. Durante três anos o projeto da Pet Terapia realizada por animais é desenvolvido pelos residentes multiprofissionais do programa de residência multiprofissional integrada em saúde do idoso (enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos e fisioterapeutas) e residência em veterinária, e no ano de 2017 foram convidados os residentes da atenção ao câncer para se integrar ao projeto. Sendo realizado semanalmente nas terças e sextas-feiras, no espaço lúdico do setor da pediatria com crianças até 12 anos e ao mesmo tempo na sala de descanso com pacientes adultos e idosos internados a mais de uma semana. Os residentes da veterinária trazem os animais higienizados, animais estes que são disponibilizados por pessoas adaptas ao projeto. Atualmente são em torno de 15 animais de médio e pequeno porte que proporcionam um momento de felicidade para os pacientes. São realizadas com 02 pacientes em cada setor, por um período de 30 minutos cada. Durante a sessão os participantes contam histórias de vida, vivência no hospital, sobre os animais que os esperam em casa e sentem falta, acariciam o animal e demonstram afeto. A cada final de sessão de pet terapia é entregue uma folha para os participantes e ou acompanhantes para preencherem, sobre como foi a sessão, uma nota e se houver,  deixar uma sugestão. Até o momento os relatos foram satisfatórios, com palavras boas e emocionantes, notas entre 09 e 10. O cuidado multiprofissional, busca ampliar o atendimento nas diversas condições em que o paciente se encontra, envolvendo outras profissões para um mesmo objetivo, e o projeto da pet terapia vem ao encontro desse intuito promover o conforto e  fortalecer a autoestima do paciente através do animal, diminuindo estresse, favorecendo a mudança de ambiente de um quarto hospitalar e melhorando a qualidade de vida das indivíduos internadas.

Biografia do Autor

Ana Claudia Banazeski, Universidade de Passo Fundo

Enfermeira, Graduada pela Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS/ Campus Chapecó/SC, Pós-Graduanda, Residente no Programa de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer, Universidade de Passo Fundo (UPF/RS)

Luana Patrícia Valandro, Universidade de Passo Fundo
Enfermeira, Graduada pela Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS/ Campus Chapecó/SC, Pós-Graduanda, Residente no Programa de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer, Universidade de Passo Fundo (UPF/RS)
Publicado
23-02-2018
Seção
Saberes e Práticas de Atenção à Saúde