MEXA-SE PELA VIDA:  A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NO EXTREMO OESTE CATARINENSE

Autores

  • Flávia Berger Ransan UniversidadeComunitária da Região de Chapecó
  • Keli Johner UniversidadeComunitária da Região de Chapecó
  • Schayane Golzer UniversidadeComunitária da Região de Chapecó
  • Simone Schneider UNOESC

Resumo

Este projeto tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas em grupo para pessoas sedentárias residentes no município de Santa Terezinha do Progresso – SC.  Para a realização desse grupo houve necessidade de um espaço amplo e coberto, sendo que os participantes devem estar com roupa apropriada para a prática de exercício físico, primordialmente o uso de calçado fechado, e portando sua garrafa de água. São realizados encontros semanais, duas vezes na semana (segunda e quinta-feira) com duração de 50 minutos, no ginásio municipal. Os procedimentos realizados em cada um dos encontros são a solicitação da assinatura do participante ou responsável, verificação das queixas mais comuns do grupo, direcionamento dos exercícios conforme a demanda e a necessidade funcional dos indivíduos. As técnicas utilizadas são aquecimento: caminhada, exercícios de alongamento global, exercícios aeróbicos ritmados e relaxamento muscular. Como Santa Terezinha do Progresso é um município de porte pequeno (aproximadamente 2.700 habitantes), não possui locais de práticas de atividades físicas como por exemplo academias ou escolas de natação, propiciando o sedentarismo dos munícipes, aumentando o uso de antidepressivos, elevando os graus de ansiedade e propiciando problemas de alterações musculoesqueléticas. O grupo Mexa-se Pela Vida é realizado desde 2015, com pessoas adultas e idosas que não praticam ou nunca praticaram atividades físicas, e nesses 2 anos observa-se grande mudança na qualidade de vida dos participantes, desde a função motora quanto a emocional. A atividade física consiste em exercícios bem planejados e bem estruturados, realizados repetitivamente. Eles conferem benefícios aos praticantes e têm seus riscos minimizados através de orientações e controle adequados. Esses exercícios regulares aumentam a longevidade, melhoram o nível de energia, a disposição e a saúde de um modo geral. Afetam de maneira positiva o desempenho intelectual, o raciocínio, a velocidade de reação e o convívio social.

Biografia do Autor

  • Flávia Berger Ransan, UniversidadeComunitária da Região de Chapecó
    Fisioterapeuta, formada no ano de 2013 pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ, atuando na unidade Básica de Saúde do Município de Santa Terezinha do Progresso. Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional. Pos -graduanda em especialização  Saúde Publica: Atenção Básica pela UNOCHAPECÓ.
  • Keli Johner, UniversidadeComunitária da Região de Chapecó
    Farmacêutica/Bioquímica, formada no ano 2014 pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ, atuando na unidade Básica de Saúde do Município de SAnta Terezinha do Progresso. Cursando especialização em Farmácia Clínica pela Faculdade Unyleya e Saúde Publica: Atenção Básica pela UNOCHAPECÓ.
  • Schayane Golzer, UniversidadeComunitária da Região de Chapecó

    Nutricionista,  formada no ano de 2016 pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ, atuando na Unidade Básica de Saúde de Santa Terezinha do Progresso, Cursando Especialização em Saúde Publica: Atenção Básica, pela UNOCHAPECÓ.

  • Simone Schneider, UNOESC

    Formada em Psicologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, atuando na UBS de Santa Terezinha do Progresso, cursando Pós-Graduação em Saúde Pública na Unochapecó.

Downloads

Publicado

19-08-2025